Home Cidadania Prefeitura de Mesquita promove debate sobre a inclusão social de pessoas com deficiência
Cidadania - Mesquita - 27 de abril de 2014

Prefeitura de Mesquita promove debate sobre a inclusão social de pessoas com deficiência

Com a campanha “Somos Todos Especiais”,  município iniciou na última quinta-feira, 24 de abril, semana de atividades para conscientizar a população sobre o assunto

 

“Somos Todos Especiais”. Com este tema, a Prefeitura de Mesquita promoverá, até o dia 30,  a Semana Municipal de Conscientização da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A secretaria de Mobilização Social e Direitos Humanos (Semosdh) realizará ações que têm como objetivo chamar a atenção da sociedade civil para a importância da inclusão social das pessoas com deficiência.

 

Durante a cerimônia de abertura da campanha, realizada nesta quinta-feira, 24 de abril, no auditório Zelito Viana, no Centro, o secretário da Semosdh, Rogério Sant’Anna, anunciou que a Semana fará parte do calendário oficial de eventos da cidade. “Será um período de reflexão, onde todos deverão observar o ambiente em que vivem, pensar e realizar ações que promovam a inclusão de todas as pessoas com deficiência”, comentou Rogério.

 

Após a solenidade, servidores municipais participaram da aula inaugural da capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A atividade foi dividida em quatro aulas, que irão ajudar a qualificar ainda mais o atendimento ao munícipe com deficiência relacionada à fala e audição. No dia 28 de abril, os funcionários realizarão curso de Braille, para aperfeiçoar a comunicação com pessoas que têm deficiência visual.

 

Ainda na segunda-feira, dia 28, e terça, 29, pessoas sem deficiência serão convidadas para participar do projeto “Sentindo na Pele”, que simulará, em ruas do Centro da cidade, dificuldades vividas pelos deficientes no dia a dia. A Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência também chegará às escolas da rede municipal, com apresentações teatrais e palestras de conscientização.

 

No dia 30, a partir de 9h, uma ação social, no Paço Municipal, encerrará a Semana. Haverá diversos serviços de saúde, como o Teste da Orelhinha em recém-nascidos, circo de leitura e brinquedos para as crianças, além de apresentações de teatro e dança, entre elas a do corpo de balé da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).

 

Na ocasião também serão apresentadas duas novidades que beneficiarão as pessoas com deficiência de Mesquita. O programa Saúde Eficiente levará uma equipe da secretaria de Saúde (Semus) para realizar atendimento médico domiciliar às pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Já o projeto Lazer Eficiente levará pessoas com deficiência, em ônibus adaptado, para atividades culturais. O Prefeito Gelsinho Guerreiro será o condutor do veículo durante o passeio inaugural. Os cadastros para participação nos projetos serão realizados na prefeitura, a partir de data ainda a ser definida.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Inscrições abertas para curso de Agente Mirim

Para fazer parte da 20º turma jovem precisa ter entre 13 e 16 anos e estar matriculado na …