Home Mesquita Prefeitura vai inaugurar a Agroindústria Familiar em Mesquita
Mesquita - Notícias - 11 de dezembro de 2012

Prefeitura vai inaugurar a Agroindústria Familiar em Mesquita

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMUAM inaugurará, no dia 15 de dezembro, às 10h, aAgroindústria Familiar em Mesquita, na Praça João Pontes (Sete Anões), ao lado da Creche, no bairro Santa Terezinha.

O novo espaço é a concretização do Projeto de Apoio a Implantação da Agroindústria Familiar Artesanal de Mesquita, para dar apoio ao produtor agrícola local, através de cursos de qualificação e assistência técnica rural. Atualmente, os agricultores mesquitenses já produzem geleias; licores; doces em calda e massa; frutas cristalizadas, glaceadas, desidratadas, e polpas, provenientes da área rural de Mesquita. O beneficiamento dos produtos será desenvolvido na sede da Agroindústria Familiar, que contará com equipamentos modernos, de transformação das matérias-primas provenientes da agricultura local em produtos industrializados.

Várias ações foram desenvolvidas pela Prefeitura, ao longo desses anos, para beneficiar os agricultores locais, através de suas Secretarias. Foi criado em 2007, o Departamento de Agricultura na SEMUAM, visando à conciliação sustentável do uso do solo com a preservação ambiental. Foram qualificados 180 agricultores familiares em tecnologia de processamento de alimentos e fruticultura orgânica; houve a organização do grupo de agricultores familiares em regime de cooperativa; a produção dos agricultores familiares foi aumentada, através de projetos agronômicos de fruticultura, tornando maior a participação deles em outros programas do Município, como o Compra Direta e Merenda Escolar; com o consequente aumento da renda, com a agregação de valores aos produtos vegetais beneficiados.

O Programa de Agroindústria foi criado, em julho de 2003, pela Secretaria da Agricultura Familiar – SAF do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA. É coordenado pelo Departamento de Implementação de Projetos da SAF, que tem a função de apoiar a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …