Home Notícias Cidadania Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é inaugurado em Nilópolis
Cidadania - Nilópolis - Notícias - 17 de agosto de 2012

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é inaugurado em Nilópolis

No último dia 13, Nilópolis ganhou mais um reforço no combate a Dependência Química, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) foi inaugurado. Esta unidade de saúde é especializada em atender os dependentes de álcool e outras drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do “paciente” sem privá-lo de sua liberdade, buscando sua reinserção social.O CAPS AD oferece atendimento diário para aqueles que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, e permite neste sentido o tratamento terapêutico dentro de uma visão individualizada de evolução contínua. Esta unidade contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados formada por Psiquiatras, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Professores de Educação Física entre outros. Segundo o secretário de Saúde Franklin Monteiro, todos os encaminhamentos deverão partir das Unidades de Saúde da região, ou mesmo o paciente poderá chegar ao CAPS AD através de demanda espontânea. “Cada profissional da equipe está voltado a deixar de lado a “visão de holofote”, que focaliza apenas uma parte da cena, buscando o olhar em todo o seu conjunto, oferecendo assim, um acolhimento, um atendimento mais humanitário”, explicou Monteiro.

No CAPS AD serão oferecidas atividades recreativas, educativas, profissionalizantes e atividades físicas, buscando sempre proporcionar a mudança de comportamento e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida dos usuários. Neste espaço, ainda, estão previstas palestras educativas por toda equipe, psicoterapias de grupo e individual e sessões de psicoterapia familiar. “A problemática do álcool e outras drogas se insere na área da saúde pública manifestando-se sem distinção de classe social, sexo, idade ou nível de instrução, apresentando como consequências, custos sociais e econômicos bastante elevados, por isto e por muitos mais, parabéns ao governo que mais uma vez demonstrou sua preocupação com o povo”, festeja Franklin Monteiro.

O CAPS AD NOVOS TEMPOS, fica na Av. Mirandela nº 580, Centro de Nilópolis e tem na direção a Sra. Adela Carneiro e o Programa de Saúde Mental é coordenado por Josiane Bonadiman.

1 comentário

  1. Muito boa essa noticia gostaria de me candidatar para trabalhar sou Assistente Social,tem algum lugar que eu poderia enviar meu curriculo obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …