Home Nilópolis Nilópolis ganha novo Calçadão e aquece comércio na Baixada Fluminense
Nilópolis - Notícias - 31 de julho de 2012

Nilópolis ganha novo Calçadão e aquece comércio na Baixada Fluminense

Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai ganhar, neste segundo semestre, um verdadeiro shopping a céu aberto. O novo calçadão está sendo construído num trecho de 200 metros da Avenida Mirandela, no Centro. Perspectiva de prosperidade para os comerciantes, o local será também um espaço de lazer e de convívio. Por lá, passam diariamente mais de 40 mil pessoas.

O projeto é uma das várias obras que se tornam realidade em Nilópolis, graças ao repasse de mais de R$ 11 milhões do programa Somando Forças, da Secretaria de Obras. O novo calçadão era esperado há anos. Antes ocupado desordenadamente, o trecho está sendo revitalizado pela prefeitura.

– Isso aqui parecia uma feira livre. Agora, com a rua calçada e coberta, vai ser bom para os comerciantes e moradores – afirmou o comerciante George Stefan, 59 anos.

O projeto foi desenvolvido pelo subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, em conjunto com arquitetos da Secretaria municipal de Obras.

– O problema na Baixada é o calor. Por isso, projetamos uma cobertura que proporcionasse proteção contra o sol e a chuva, mas que também fosse leve e arejada, além de não brigar com as fachadas das construções ao lado – disse Loureiro.

Com toda a fiação subterrânea, o calçadão será coberto e interligado, através de escada rolante, à estação da SuperVia, que também passará por completa reformulação. A via, que receberá novo mobiliário urbano, terá iluminação cênica à noite.

Parque de Gericinó ganha pista de corrida

João Paulo Nascimento, 16 anos, é uma das quase duas mil pessoas que buscam diariamente saúde e lazer nos cerca de 600 m2 do Parque Natural de Gericinó, uma das poucas áreas ambientais preservadas da Baixada. Praças  urbanizadas já foram entregues A população dispõe de uma pista de caminhada e de corrida com quatro quilômetros de extensão, recentemente inaugurada.

Também com aparelhos de ginástica ao ar livre, o parque ainda vai ganhar obras complementares, como uma faixa cicloviária, áreas de lazer e urbanização.

– Está melhorando muito. Antigamente era tudo barro. O lugar é sossegado e lindo – disse João.

O parque e o calçadão não são as únicas obras do Somando Forças em Nilópolis. A Concha Acústica, que tem  capacidade para receber até 20 mil pessoas em shows, feiras e exposições, já foi inaugurada. Também foram entregues as obras de reurbanização de três praças no município. Falta apenas entregar a urbanização e o ordenamento da Praça dos Estudantes, cujas obras estão praticamente concluídas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Fluminense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …