Home Nilópolis Nilópolis no Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Nilópolis - Notícias - 23 de maio de 2012

Nilópolis no Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com os programas Proteção Social Especial, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, CREAS e Superintendência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou no último dia 18, uma grande mobilização social na Praça Prefeito Miguel Abrão, no Centro de Nilópolis.

A mobilização em nosso começou às 6 horas da manhã, com equipes panfletando na Estação Ferroviária, no Terminal Rodoviário e nas ruas próximas, visando à participação da sociedade na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. E ao longo do dia, aconteceram apresentações artísticas de crianças da APAE e APADERJ, atendimento com equipes dos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Bolsa família. O evento contou também com a participação de algumas secretarias e autoridades municipais.

A secretária de Desenvolvimento Social Aparecida Maria Lopes, agradeceu o empenho das equipes envolvidas em todo o processo de planejamento e mobilização, e sinalizou para a importância da iniciativa de promover uma mobilização com o tema tão relevante e de interesse social. “Fizemos este ato para lembrar os nilopolitanos que é importante combater a exploração sexual das nossas crianças e adolescentes. É importante que a população participe denunciando os casos”, explicou.

O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Portanto, esta data é marcada para mobilizar e convocar a sociedade a participar no combate a essa violência, além de estimular a denúncia contra a violação de todos os direitos das crianças e adolescentes do país.

Ressalta-se a importância dos órgãos públicos e seus parceiros realizarem atividades, no dia 18 de maio ou no decorrer do mês, que despertem a atenção da população reforçando o direito a proteção integral das crianças e adolescentes reconhecendo-os como pessoas em desenvolvimento, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em todo o país as equipes de Proteção Social Especial, reuniram-se para que os eventos realizados em cada município tivessem alcance nacional, e Nilópolis, comprometido com o tema, fechou a Semana Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com saldo positivo, visto que atingiu a população com esclarecimentos e direcionamentos para denúncias ou atendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …