Home Nilópolis Projeto Cultura e Comunidade leva espetáculos artísticos aos bairros de Nilópolis
Nilópolis - Notícias - 22 de junho de 2012

Projeto Cultura e Comunidade leva espetáculos artísticos aos bairros de Nilópolis

O Projeto Cultura e Comunidade consiste na realização de espetáculos artísticos na área de música, dança, teatro, capoeira e exposição fotográfica sobre a memória histórica nilopolitana.

A cidade de Nilópolis apresentou nos últimos anos uma forte carência no âmbito cultural, seja por degradação das instalações de seus equipamentos culturais, por carência de espaços que incentivam e fomentem cultura para a população ou por falta de projetos que atendessem a demanda de eventos rotineiros, gerada pelo público e pela classe artística local. Por essa razão, e por considerar a cultura elemento da mais alta importância para o desenvolvimento, capacitação e entretenimento da população, que a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Cultura, iniciou no ano de 2010, o projeto Cultura e Comunidade, com nove edições ocorridas durante os meses de julho a dezembro.

Devido ao enorme sucesso junto à população nilopolitana, bem como, a satisfação dos artistas da cidade, que puderam enfim, mostrar seus talentos no local onde moram, tudo isso aliado a geração de oportunidades de trabalho e geração de renda, justificaram a sua continuidade. O projeto atende também as diretrizes e metas do programa de turismo cultural, funciona com cadastramento permanente da classe artística local, propicia o diálogo constante por meio de reuniões sistematizadas e estabelece um auspicioso intercâmbio cultural com outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, recebendo e indicando artistas para apresentações em outras cidades fluminenses. O caráter educacional do projeto, ancorado por meio de uma postura onde a cidadania, a educação ambiental e o respeito às diferenças espelha a diversidade artística, que de maneira clara e eficaz ajuda a combater todas as formas de preconceito, norteia todas as suas edições.

No ano de 2011 já ocorreram sete edições do projeto, e o sucesso novamente alcançado realçou a sua importância, não só para o público, mas também para a valorização dos artistas locais e regionais. No ano de 2012 já aconteceram duas edições e estão previstas mais sete. Nas edições previstas para os meses de junho e julho, assim como ocorreu no ano passado, o projeto ocorre em três dias consecutivos, sexta, sábado e domingo, devido às festividades juninas e julinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …