Home Nilópolis Projeto Lixo Zero e Guarda Ambiental Especial são lançados em Nilópolis
Nilópolis - Notícias - 22 de junho de 2012

Projeto Lixo Zero e Guarda Ambiental Especial são lançados em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, através das secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos lançou na tarde de quarta-feira, dia 20, o Projeto Lixo Zero juntamente com o Projeto Guarda Ambiental Especial.

O primeiro começa pelo bairro Nova Cidade, contando inicialmente com 20 containers que logo estarão espalhados em todo bairro. “É um projeto que acaba com os sacos de lixos na rua, é conscientização ambiental. O morador irá andar no máximo 50 metros de sua casa até eles. Todo lixo molhado no container azul e todo lixo seco no container verde” explica o secretário de Serviços Públicos Norivelto Guimarães.

Além do prefeito Sérgio Sessim e dos respectivos secretários, estiveram presentes os alunos da APAE Nilópolis, que receberam o treinamento específico para compor a guarda e dar auxílio a população de como funciona o Lixo Zero. Esse trabalho de inclusão contou também com a participação das secretarias de Cidadania e de Educação. “É um trabalho grande, os professores se sentiram motivados a dar esse curso e a Guarda Ambiental Especial é um presente. Eles serão fundamentais para a conscientização dos nilopolitanos”, disse o secretário de Meio Ambiente Renato Rabello.

O objetivo da coleta seletiva e a sua reciclagem é diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário, economizar energia, reduzir a poluição ambiental, diminuir a extração de recursos naturais, melhorar a limpeza da cidade e gerar fonte de renda através da reciclagem. “Estamos em um momento de grande expansão na cidade. Vamos ter uma cidade mais limpa, uma cidade mais humanizada, uma cidade mais comprometida com o meio ambiente. E a Guarda Ambiental Especial é o maior exemplo que uma cidade pode ter de inclusão” complementou Sérgio Sessim.

Entenda mais sobre o Projeto Lixo Zero.

O projeto tem a implantação de dois tipos de contêineres (seletores): Azul e Verde. No Azul serão depositados materiais recicláveis como: papel, metal, vidro e plástico. O outro seletor da cor Verde é para materiais não recicláveis e para o lixo orgânico; os quais antes de serem depositados no seletor, devem ser embalados e amarrados em sacolas plásticas.

Após esses materiais serem recolhidos, os recicláveis serão destinados à uma cooperativa, para passarem por uma triagem. Os materiais orgânicos e não recicláveis serão destinados para áreas distintas do aterro de Adrianópolis, em Nova Iguaçu. Todos os seletores instalados serão quinzenalmente higienizados pela empresa Emissão, que também ficará responsável pelo recolhimento e transporte desse material. Em Nilópolis, o projeto Lixo Zero irá gerar renda mensal, para cerca de 40 famílias, que farão a reciclagem do material em dois galpões, construídos nos bairros Nova Cidade e Cabral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …