Home Notícias Arte e Cultura Caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro chega à Baixada Fluminense
Arte e Cultura - 29 de novembro de 2013

Caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro chega à Baixada Fluminense

Até 30 de novembro, pesquisadores retratarão riquezas e diversidades culturais de Nova Iguaçu e Duque de Caxias

A caravana do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro retorna à Baixada Fluminense em busca demais riquezas e diversidades da cultura do estado, que serão retratadas nos novos conteúdos do portal www.mapadecultura.rj.gov.br. Nesta segunda fase do projeto, pesquisadores visitam Nova Iguaçu (hoje, 28/11) para registrar a árvore grávida, a poetisa Lírian Barbosa, o Bar do Bigode, o grupo Gente Estranha no Jardim, o artista plástico Raimundo Rodrigues, a roda de choro dos Pavões, o Samba de Seriguela e o Maracatu Baque da Mata, entre outros. Já em Duque de Caxias, as equipes registrarão, nos dias 29 e 30 de novembro, o Coletivo Macaco Chinês, o Terreiro Gisele Crossat, o músico Beto Gaspari, a revista Capa Comics, o Forró na Feira e o movimento cultural Cypher na Rua.

O projeto Mapa de Cultura do Rio de Janeiro gerou, há um ano, o portal www.mapadecultura.rj.gov.br com 93 vídeos, 7 mil fotos e 3 mil verbetes sobre a cultura do Rio de Janeiro, registrando patrimônio material e imaterial, personagens, cultura popular e os principais destaques de cada um dos 92 municípios. Trata-se de uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do Rio, que inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.

Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam agora de mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa segunda etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.

As caravanas do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro percorrem novamente, até o dia 13 de dezembro, os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.

Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.

 

 

Fonte:

Geo Comunicação
Lilian Pinto
lilian.pinto@geocomunicacao.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Caxias será sede de encontro sobre plano estadual de cultura

Caxias sediará debate sobre o Plano Estadual de Cultura Gestores de cultura, professores, …