Home Notícias Interdição total da descida da Serra de Petrópolis para retirada de carga tombada na pista
Notícias - Rio - 3 de agosto de 2012

Interdição total da descida da Serra de Petrópolis para retirada de carga tombada na pista

A descida da Serra de Petrópolis será interditada totalmente na madrugada de sábado para domingo (de 4 para 5 de agosto) para uma operação de retirada de uma viga metálica que caiu de uma carreta que tombou no trecho no último dia 27. A interdição total desse trecho da BR-040 ocorrerá a partir de meia noite, podendo se estender por sete horas ou mais. A viga caiu na entrada do Túnel do Ouriço e está sobre a mureta de proteção do Viaduto Harold Poland, na altura do km 85, na pista sentido Rio de Janeiro.

Para retirar a peça da pista, a Concer executará uma operação complexa. A viga tem 40 toneladas e mede 14 metros de comprimento, o que exigirá o uso de guindastes de grande capacidade, já contratados para o serviço.                                                                                                                                                  O local onde a viga tombou da carreta, entre um viaduto e a entrada de um túnel em curva, aumenta a complexidade da operação. Um engenheiro especialista em cálculo estrutural de pontes e viadutos também foi contratado para prestar assessoria técnica à operação. Ele vistoriou o trecho e fez um sobrevoo no entorno do viaduto no último fim de semana. 


A viga metálica, que seria destinada à obra do Maracanã, foi fabricada em Minas Gerais e estava sendo transportada pela empresa Irga. No acidente da última sexta-feira, a carreta capotou dentro do Túnel do Ouriço. O motorista alegou na ocasião que o veículo perdeu o freio. O trecho do Viaduto Haroldo Poland e na entrada do Túnel do Ouriço permanece em meia pista e sinalizado. Condições climáticas adversas podem causar o adiamento da operação.

A Concer recomenda que o usuário evite o trecho da descida da serra na madrugada de domingo e que entre em contato com a central de atendimento da Concessionária pelo 0800-282-0040 (ou 0800-281-0041, para portadores de deficiência auditiva e de fala) para saber as condições atualizadas de trânsito da rodovia. A Concessionária também recomenda aos motoristas de veículos de carga e empresas transportadoras que façam inspeções preventivas nos caminhões e carretas antes do início das viagens, dando atenção ainda ao limite de peso da carga.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …