Home Notícias Resumo dos tratamentos Odontológicos:
Notícias - 26 de março de 2012

Resumo dos tratamentos Odontológicos:

TRATAMENTO DE GENGIVA:

É o ramo da odontologia que promove a saúde periodontal ou seja os tecidos que envolvem e protegem os dentes o  especialista é denominado periodontista.

O que são as doenças da gengiva?

As doenças da gengiva também estão associadas à presença da placa bacteriana e classificam-se em dois grandes grupos:

a) A gengivite, que são inflamações que deixam a gengiva vermelha, inchada e sangrante, seja espontaneamente, seja ao toque da escova, fio dental, palito ou alimentos. Elas estão freqüentemente associadas ao mau hálito e tártaro. Algumas vezes elas podem determinar um crescimento da gengiva até mesmo cobrindo os dentes.

b) As periodontites, que são inflamações que atingem as estruturas que suportam o dente no osso. Geralmente estão acompanhadas de uma gengivite, de forma que, nos estágios iniciais, nem se nota a diferença entre uma e outra. Dessa maneira, a periodontite acaba por ser observada pela pessoa somente depois de estar muito avançada. Nesse momento os dentes ficam frouxos, mudam de posição, observa-se a presença de pus, o mau hálito se acentua e dor espontânea pode ocorrer. Por isso, é essencial que o exame das gengivas seja feito por um profissional, pois somente ele poderá diagnosticar periodontites.

Como se tratam as gengivites e as periodontites?

Antigamente as cirurgias da gengiva eram realizadas para tratar essas doenças. Atualmente esse tipo de tratamento está sendo substituído por formas mais conservadoras que, controlando as causas das doenças, determinam a cura do caso. Assim, o tratamento da doença periodontal inicia-se por um controle adequado da placa por parte do paciente. Como o cálculo dental está freqüentemente presente (até já foi confundido com a causa da

doença – o que hoje se sabe que não é o caso), é preciso removê-lo para permitir um controle adequado da placa bacteriana com escova e fio dental.

Em seguida, o profissional fará a eliminação da placa bacteriana associada à periodontite. Isso é feito através de uma raspagem da superfície da raiz contaminada com as bactérias. O procedimento é realizado sob anestesia e, em geral, é indolor no pós-operatório.

 

 

Dr. Rafael Amado Silva - Formado pela Faculdade de Odontologia de Campos\Rj- CRO / ES 5849 – Mestrado em Dentística / Especialista em Atenção primária em saúde. Contato e dúvidas: rafael-amado@bol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …