Home Notícias Arte e Cultura Avante, Camaradas! Exposição no Clube militar do Rio homenageia bandas de música da marcha militar
Arte e Cultura - Rio - 20 de janeiro de 2012

Avante, Camaradas! Exposição no Clube militar do Rio homenageia bandas de música da marcha militar

Exposição de pinturas, com inauguração em 25 de janeiro, no Clube Militar, homenageia bandas de música e o Dobrado 220, tradicional marcha militar

 

Com vernissage marcado para a próxima quarta-feira, 25 de janeiro, às 19h, no Clube Militar (Av. Rio Branco 251, Centro do Rio de Janeiro, em frente à Cinelândia), a exposição de pinturas “Avante, Camaradas!” presta homenagem às bandas de música e ao “Dobrado 220”, tradicional marcha militar composta por Antônio Manoel do Espírito Santo.

 

Obras de 10 pintores integram a mostra, que poderá ser visitada de 26 de janeiro a 17 de fevereiro, das 10 às 17h, na sala Carmela Dutra, localizada na sobreloja do Clube. Seis dos artistas são alunos do Atelier de Pinturas JG Fajardo; e outros quatro foram convidados especialmente para a exposição.

 

Estarão expostas 13 obras, em óleo sobre tela, integrando elementos que caracterizam a vida militar com instrumentos musicais que fazem parte da formação básica das bandas de música civil e militar, que têm no dobrado seu gênero preferido e mais profundamente identificado.

 

“Durante a minha infância gostava de acompanhar as bandas, o trabalho dos músicos, a afinação dos instrumentos, e acabei me entusiasmando com o dobrado, um típico gênero musical bandístico. Quando os músicos se posicionavam sob a batuta do regente e em seguida começavam, uníssonos, a tocar um dobrado, não havia como não se render àquela força coletiva, encantadoramente sonora. Apoiados nessa experiência, nossa ideia foi montar uma exposição de pinturas que pudesse colaborar para o resgate do dobrado, trazendo-o à tona, mesmo silencioso, mas entusiasticamente pintado por dez artistas, seis dos quais alunos do meu atelier”, destaca o professor José Geraldo Fajardo, curador da mostra.

 

Segundo o pintor e professor Fajardo, as esperadas dificuldades para a escolha de um dobrado que servisse de referência à exposição foram superadas pela beleza melódica do “Avante, Camaradas!”, também conhecido como “Dobrado 220”.

 

Exposição: “Avante, Camaradas! Dobrado 220”

Vernissage: 25 de janeiro de 2012, às 19h.

Clube Militar: Av. Rio Branco 251, sobreloja, sala Carmela Dutra, Centro, Rio de Janeiro, tel. (21) 3125-8383.

Visitação: 26 de janeiro a 17 de fevereiro, das 10 às 17h. Grátis.

Promoção: Clube Militar e Atelier de Pinturas JG Fajardo.

Artistas: Ailton Santos, Edna Conceição, Gabriel Souza, Irineu Rocha, Marisa Echardt e

Teresa Oliveira (Atelier JG Fajardo); Carlomagno, Luiz Penna, Maria Helena Hoffmann e Teresa E. Calgam (convidados).

 

Mais informações:

José Geraldo Fajardo (jfajardo@terra.com.br)

Telefones: (21) 7134-7882 e (21) 2273-2252

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

O arraiá da Arena Jovelina Pérola Negra promete agitar a Pavuna

A Arena Jovelina está entrando no ritmo das tradicionais festas juninas e preparou uma pro…