Home Notícias SENAI e Petrobras assinam termo de cooperação para pesquisa inédita no país
Notícias - Rio - 28 de novembro de 2012

SENAI e Petrobras assinam termo de cooperação para pesquisa inédita no país

Assinatura de Contrato. Foto: Antonio Batalha

O SENAI do Rio e a Petrobras assinaram nesta terça-feira, dia 27, um termo de cooperação que prevê o valor de R$ 11,532 milhões para a implantação de um laboratório de última geração para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de solda. O laboratório, que começará a funcionar no primeiro semestre de 2013, ficará instalado no Centro de Tecnologia SENAI Solda, no Maracanã. “A assinatura deste termo nos coloca em um novo patamar, ao trazer para o Brasil algo inédito. Vamos aliar alta tecnologia com educação, o que vai proporcionar ainda mais desenvolvimento para o Rio de Janeiro e, consequentemente, para o país. É uma grande satisfação participar desse momento histórico”, disse Maria Lúcia Telles, diretora regional do SENAI.

Além de profissionais capacitados, o laboratório terá equipamentos de última geração, muitos deles ainda não disponíveis para pesquisa no Brasil, como é o caso da máquina de solda a laser. Atualmente, testes com este equipamento precisam ser feitos nos Estados Unidos ou na Europa.

“A implantação desse espaço é de enorme importância visto o momento singular em que vivemos. E o melhor é que poderemos ter uma aplicação imediata, satisfazendo uma necessidade que já temos por essa execução. Essa tecnologia de ponta será fundamental para o crescimento do nosso país”, disse Paulo Fernando Cavalcanti, gerente geral de Serviços Técnicos da Diretoria de Engenharia Técnica e Materiais da Petrobras.

O termo de cooperação entre o SENAI do Rio e a Petrobras é de 36 meses. As tecnologias ali desenvolvidas também poderão beneficiar empresas de outros segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …