Home Notícias Sesc Rio promove o Dia do Desafio dia 29/05
Notícias - 22 de maio de 2013

Sesc Rio promove o Dia do Desafio dia 29/05

A véspera do feriadão de Corpus Christi vai ser muito animado e saudável no Rio e em todo o estado: neste dia 29/5 será celebrado o Dia do Desafio, data mundial para de combater o sedentarismo através da prática de exercícios físicos. No Rio de Janeiro, o evento é coordenado pelo Sesc Rio, que vai oferecer, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre e em suas unidades. Na Baixada, o Sesc São Nova Iguaçu, o Sesc São João de Meriti e o Sesc Duque de Caxias estarão abertos desde cedo com diferentes atividades para todas as idades, tudo gratuito.

No Sesc Nova Iguaçu as aulas começam às 8h. São aulões abertos de pilates, ballet, lambaeróbica e torneios de esportes coletivos. O Sesc também vai promover atividades em praças da cidade com o apoio da prefeitura. Já no Sesc São João de Meriti, atividades como hidroginástica, alongamento, yoga e brinquedos radicais estarão a disposição da população desde as 8h. E em Duque de Caxias, a programação inclui alongamento, musculação, jogos coletivos e várias outras atividades a partir das 6h30.

Como em todos os anos, para estimular a participação das pessoas, a coordenação mundial do Dia do Desafio estabelece uma competição entre cidades do mesmo porte – vence quem consegue atingir, proporcionalmente, um maior número de participantes em relação ao total de habitantes. E este ano, Nova Iguaçu vai disputar com a cidade catarinense de Gravataí; Duque de Caxias e São João de Meriti têm desafios internacionais: as competições são com Talca, no Chile, e Piura, no Peru, respectivamente. Independente de qual cidade saia campeã, neste desafio os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade e o espírito comunitário.

O Dia do Desafio já faz parte do calendário mundial de eventos de diversos países e ganha mais adeptos a cada ano. O Brasil participa desde 1995. Em 2012, no Rio de Janeiro, 82 municípios participaram, mobilizando mais 2,2 milhões de pessoas. O Rio de Janeiro conseguiu grande destaque em 2007, quando foi o único estado que conseguiu a adesão de 100% dos municípios.

Em cada município, o evento apoia-se no compromisso da comunidade e no trabalho voluntário, mobilizando indivíduos, grupos e coletividades. No Dia do Desafio, qualquer local de uma cidade pode ser usado para atividades em grupo ou individual. Ruas, estações de metrô, barcas, escolas e faculdades, praças e calçadões, academias, empresas, entre outros, são alguns dos exemplos. Os exercícios vão desde pular corda e subir escadas. Para que a atividade conte neste desafio, é preciso que ela seja registrada pelo telefone 0800-2821946 ou pelo e-mail diadodesafio@sescrio.org.br. A ligação é gratuita. Só valem as atividades praticadas por pelo menos 15 minutos.

Regras da Competição

As parcerias para os desafios entre municípios se formam entre as cidades inscritas, enquadradas em seis grupos: até 9.999 habitantes; de 10.000 a 19.999 habitantes; de 20.000 a 49.999 habitantes; de 50.000 a 149.999 habitantes; de 250.000 habitantes a 999.999 habitantes e acima de 1 milhão de habitantes. Cada município pode desenvolver as atividades mais adequadas aos seus recursos e à sua população. Caminhada ecológica ou passeio noturno, circuito ciclístico, escaladas, cama elástica, corrida, atletismo, gincanas, jogos e brincadeiras para jovens, exercícios físicos dirigidos ao público da terceira idade, baile ou aula coletiva de dança, aulas de tai chi chuan, judô e outras artes marciais, campeonatos de basquete, futebol, vôlei e tênis, são alguns exemplos. Tudo o que colocar o corpo em movimento é valido para o Dia do Desafio.

As cidades competem e ganha aquela que conseguir mobilizar o maior números de pessoas. Nem sempre as mais populosas saem vitoriosas. O importante é competir e motivar todos a adquirirem um estilo de vida mais saudável, onde cada um deve seguir seu próprio ritmo. A classificação da cidade é estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. O resultado oficial será divulgado depois de encerrado o recebimento das informações de todas as cidades participantes, considerando os limites impostos pelos fusos horários. Não há premiação específica, pois a vitória é de todos. As cidades receberão um certificado de participação no Dia do Desafio, além de ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis junto à população, evitando-se uma série de problemas. Para mais informações sobre como participar e toda a programação do Dia do Desafio acesse www.sescrio.org.br/diadodesafio2013.

 

Programação do Dia do Desafio 2013

 

Sesc Nova Iguaçu

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá

 

8h às 08h50 – Pilates

9h – Capoeira para 3ª Idade

11h – Aula aberta de Ginástica Olímpica

15h – Mini torneio de ping pong

17h30 – Aula aberta de Ballet (convide um amigo)

18h – Mini Torneio de Futebol Society

18h30 às 20h – Dança de Salão

19h – Aula de lambaeróbica

 

Sesc São João de Meriti

Av. Automóvel Clube, 66 – Centro

 

8h e 9h – Aulões de Yoga

8h, 11h, 14h30 e 19h – Aulões de Hidroginástica

8h e 9h – Aulões de ginástica

9h às 12h – Torneio de Futsal

9h às 17h – Brinquedos Radicais

9h, 10h, 13h e 14h – Oficina de Tênis de mesa

9h30, 10h30,15h e 16h – Aulões de Taekwondo

9h às 17h – Xadrez Gigante

10h – Aulão de alongamento

12h às 17h – Torneio de Handebol

15h – Roda de Capoeira

16h às 19h – Torneio de Voleibol

17h, 18h, 19h e 20h – Aulão de Pilates

18 às 21h – Aulão de Dança de Salão

19h às 21h30 – Torneio de Basquetebol

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …