Home Notícias Tecnologia Peixe Urbano elege computação na nuvem como pilar em TI
Tecnologia - 19 de dezembro de 2011

Peixe Urbano elege computação na nuvem como pilar em TI

O Peixe Urbano, um dos maiores sites de compras coletivas do Brasil, tem os seus principais sistemas de gestão hospedados na nuvem da Amazon Web Services. Hoje, a companhia tem em cloud os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção do SAP All in One e também a solução fiscal Synchro. Também na nuvem estão os bancos de dados das duas aplicações: SQL Server Enterprise para SAP e Oracle para Synchro.

Alex Tabor, um dos sócios do site de compras coletivas, explica que a opção pela nuvem se deu basicamente por conta de custo e escalabilidade. “Em relação ao custo, iniciamos o negócio sem saber se teria ou não sucesso. Estávamos testando o modelo e não fazia sentido investir em estrutura”, afirma.

Tabor revela que, na verdade, o Peixe Urbano foi a segunda tentativa de uma lista de cinco potenciais negócios que ele e seus sócios estavam testando. “O primeiro não deu certo. O Peixe Urbano foi nosso segundo piloto, e deu certo”.

Além do custo, a escolha pela nuvem se deu também por conta da escalabilidade. Caso desse certo – o que acabou ocorrendo – o negócio precisaria de estruturas de TI cada vez maiores. “Tanto foi assim que, da criação do site até hoje, conseguimos escalar o site sem migrar ou reescrever códigos”, afirma.

Não por acaso, o site tem hoje 15 milhões de usuários de 70 cidades do Brasil, Argentina e Chile, tendo comercializado mais de 10 milhões de cupons de desconto. Segundo Tabor, o modelo de cloud computing é decisivo para o negócio, que se baseia em ações pontuais de marketing que, na maioria das vezes, exige capacidade extra de processamento por períodos determinados de tempo. “A estrutura que temos hoje em nuvem aguenta um aumento de tráfego de até 1.000% de um dia para o outro”.

Gestão

É justamente essa variação e o crescimento repentino que exige maior controle. Rodolpho Gurgel, diretor de novos negócios e parcerias e responsável pelo projeto SAP na empresa, lembra que o Peixe Urbano fecha dois mil novos contratos mensalmente. “Isso gera um grande volume de transações financeiras que devem ser monitoradas e controladas”, diz, lembrando que a abertura de operações na Argentina e no México, e a entrada de investidores externos, aumentaram ainda mais a necessidade de controle.

Com o SAP All in One, a expectativa de Gurgel é que o Peixe Urbano adquira total capacidade de gestão em seu principais direcionadores estratégicos, que são: crescimento rápido com sustentabilidade; governança sem perda de agilidade; flexibilidade para adoção de novos processos, criação de novas operações e novos cenários; e incremento do valor percebido da empresa. “Devemos ganhar agilidade no back office e passar a contar com dados financeiros e contábeis mais confiáveis e, principalmente, mais fáceis de extrair para a preparação de relatórios”, afirma o executivo.

Além disso, Gurgel lembra que o processo de implementação foi importante para a definição dos processos internos da companhia. “A empresa é muito nova, e muitos dos processos que estamos implantando agora ainda não estavam consolidados”, diz. Por outro lado, ele reconhece que o fato da companhia não contar com sistemas legados tem sido um fator positivo.

 

 

Site: Convergência Digital
Data: 16/12/2011
Hora: ——
Seção: Cloud Computing
Autor: Fábio Barros
Link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Samsung apresenta o GALAXY S4 mini

A Samsung Electronics traz ao Brasil o Galaxy S4 mini, a versão compacta do Galaxy S4, que…