Home Notícias Tecnologia SBT passa a oferecer 24h de interatividade
Tecnologia - 19 de dezembro de 2011

SBT passa a oferecer 24h de interatividade

O SBT anunciou oficialmente que passará a oferecer interatividade – uma das principais bandeiras quando do início das transmissões digitais no Brasil – durante toda a sua programação. Com isso, é a primeira emissora do País a disponibilizar o aplicativo de interatividade (DTVi) para o consumidor 24h por dia. Segundo Roberto Franco, diretor de rede e assuntos regulatórios do SBT, hoje existem 4 milhões de receptores de sinais HDTV no País, já prontos para usufruir desse benefício. “A penetração ainda é baixa, mas é algo que naturalmente vai aumentar nos próximos anos”, afirma. Recentemente o Governo sinalizou que vai obrigar os fabricantes de televisores a produzirem aparelhos com a plataforma DTVi, apesar da resistência da indústria, que enxerga nas Smart TVs um negócio mais viável.

Para colocar o novo serviço no ar a empresa fechou uma parceria com a TOTVS, que desenvolveu a linguagem utilizada no novo portal. “A obrigatoriedade de disponibilizar o DTVi em todos os televisores fará com que outras emissoras passem a investir na plataforma, já que com uma maior penetração este novo modelo de negócio será comercialmente viável”, afirma Marcelo dos Santos, diretor de marketing da TOTVS. Santos ainda revelou que a empresa em breve anunciará a parceria com um grande fabricante para oferecer o StickerCenter, uma solução de TV digital com loja de aplicativos e acesso à internet, em seus televisores.

Atualmente, a linha Bravia é a que oferece o maior número de aparelhos compatíveis com o DTVi, com mais de 25 modelos.

A decisão de oferecer interatividade durante toda a programação partiu de um estudo feito pelo SBT nos últimos dois anos, avaliando os hábitos dos espectadores. Segundo os institutos IBOPE e Intervozes, 81% da população brasileira assiste TV todos os dias, com tempo médio 3,5 horas, totalizando aproximadamente 105 horas por mês. No entanto, a mesma avaliação revelou que apenas 37% dessas pessoas não desenvolvem outra atividade simultaneamente.

“Acabou a passividade, as pessoas querem uma experiência integrada, tendo facilmente acesso aos conteúdos mais desejados e importantes”, explica Franco. Segundo o diretor, esses conteúdos seriam respectivamente notícias (13%), tempo e trânsito (12%), grade de programação (10%) e compra (9%). “Através do portal de interatividade atendemos a todas essas demandas e permitimos que o usuário continue acompanhando a TV”, conclui.

O portal interativo é muito parecido com a página inicial das atuais Smart TVs. Numa pequena janela é exibida a programação da emissora, com as demais informações sendo atualizadas em tempo real e separadas por categorias. O portal carrega sempre informações de meteorologia da cidade em que a pessoa está e das demais capitais brasileiras, as últimas notícias, assuntos relevantes do dia, guia de programação com a descrição dos programas, destaques e estreias.

Há ainda informações de bastidores da TV, promoções, visualização dos produtos do SBT Store, quiz e acesso ao Twitter dos programas da casa. “Se a pessoa conectar o televisor à internet poderá ainda participar da programação enviando votos, opiniões e comentários. Num segundo momento poderá também ter acesso as suas contas nas redes sociais do Twitter e Facebook,” explica.

As notícias são abastecidas pelo departamento de jornalismo do SBT que já trabalha para criar uma ferramenta permitindo que seus repórteres, mesmo na rua, possam enviar informações rápidas para o aplicativo. “É a agilidade da informação e do jornalismo nos dias atuais.

Podemos explorar a interatividade dando pequenas informações, ou até adicionais, de coberturas que estão sendo produzidas para os nossos telejornais”, diz o diretor de jornalismo da emissora, Paulo Nogueira.

 

Site: Revista Home Theater
Data: 16/12/2011
Hora: 9h50
Seção: HT Online
Autor: ——
Link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Samsung apresenta o GALAXY S4 mini

A Samsung Electronics traz ao Brasil o Galaxy S4 mini, a versão compacta do Galaxy S4, que…