Home Notícias Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o final de maio
Notícias - Nova Iguaçu - 22 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o final de maio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu (Semam) está promovendo, durante todo o mês de maio, campanha de vacinação dos rebanhos de gado contra a Febre Aftosa. Estão sendo doadas doses de vacina contra a doença para agricultores cadastrados que moram nas comunidades de Campo Alegre, Tinguá, Adrianópolis, Marapicu, Jardim Montevideo e agricultores da Feira da Roça. “Apesar de não ser responsabilidade da Prefeitura, e sim dos próprios criadores, a Semam disponibiliza doses da vacina àqueles que não têm condições de comprá-las”, explicou a secretária Elane Frossard. Atualmente, há cerca de 6.500 cabeças de gado em todo o município.

 

A equipe da Semam dispõe de um cadastro de produtores rurais, que podem ser beneficiados com assessoria técnica, acompanhamento de saúde animal e mobilização dos mutirões nas comunidades com agendamento de equipe móvel de vacinação. “Os criadores de gado que não são cadastrados podem realizar o cadastramento na própria Secretaria de Meio Ambiente”, ressaltou Ricardo Pinheiro, assessor técnico da Semam. O órgão fica na sede da Prefeitura (rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528, subsolo, Centro), e funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h30. Mais informações pelo telefone: 3770-5990.

 

Febre Aftosa

 

A febre aftosa afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos e suínos e é causada por um vírus, que permanece ativo na medula óssea, mesmo depois de morto o animal. A doença geralmente é transmitida pelo leite, pela carne e pela saliva do animal doente. Também pode afetar elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. O Pnefa visa o combate à proliferação da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …