Home Mesquita Campanha de vacinação contra o sarampo termina neste sábado

Campanha de vacinação contra o sarampo termina neste sábado

Os postos de saúde dos 92 municípios fluminenses estarão abertos neste sábado para garantir a meta do Estado de vacinar contra o sarampo, 95% das crianças  na faixa entre 1 e 7 anos. Inicialmente, a imunização seria encerrada no último dia 22, mas a campanha foi prorrogada. Em todo o estado, até a manhã desta sexta-feira, tinham sido vacinadas 1.035.189 crianças, o que representa um índice de cobertura vacinal de 83,75%. Entre os municípios com índices menores de 70% do público alvo vacinado estão São João de Meriti (66,52%), Seropédica (67,47%), Queimados (64,14), Itaguaí (67,62) e Belford Roxo (60,54%). No município do Rio de Janeiro, foram vacinadas 78,65% das crianças.

A Campanha de Vacinação de Seguimento contra o Sarampo vem ocorrendo em oito estados, entre eles o Rio de Janeiro, e todas as crianças com idade entre 1 e 7 anos devem receber a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba), independentemente da situação vacinal ou ter tido a doença anteriormente. No estado, a meta é imunizar 1.235.980 crianças contra a doença, total que representa 95% das crianças nesta faixa etária.

“O último caso de sarampo em nosso estado ocorreu em 2000 e o nosso índice histórico de cobertura vacinal contra a doença é de 95%, mas a detecção de casos importados em países em que a interrupção da transmissão já foi alcançada põe em risco o processo de certificação da eliminação da doença” explica o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Alexandre Chieppe.

 

 

Fonte: O Dia Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (6) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo Lutava co…