Home Agenda Cultural Casa de Cultura recebe mostra “Mauro Azeredo em Bico de Pena”
Agenda Cultural - Notícias - Nova Iguaçu - 17 de dezembro de 2012

Casa de Cultura recebe mostra “Mauro Azeredo em Bico de Pena”

A história através do olhar de um iguaçuano muito perceptivo. Esta é a viagem que a Casa de Cultura de Nova Iguaçu propõe ao visitante da exposição “Mauro Azeredo em Bico de Pena”. Com 43 obras, coletadas de diversos acervos particulares, a mostra expõe trabalhos em nanquim produzidos pelo artista na década de 1980 até o início dos anos 1990. Os quadros são reproduções de lugares, paisagens e cerimônias que fizeram parte da construção de cidades da Baixada e do interior do estado. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de janeiro.

Pela primeira vez, os trabalhos de Mauro estão sendo expostos na galeria que leva o nome do artista. Segundo o organizador da exposição, José Luiz Teixeira, que também é vice-presidente do Instituto Histórico Geográfico de Nova Iguaçu, a mostra é um resgate ao trabalho do iguaçuano, que sendo neto de fazendeiro, usou sua percepção e sensibilidade para dar uma nova visão à  momentos e paisagens que fazem parte do patrimônio da Baixada e do estado. “Esta exposição é uma homenagem ao Mauro e à obra dele, que não é menos do que grandiosa”, disse.

O artista plástico Orlando Rafael, também curador da mostra, fez questão de explicar as cores utilizadas nos quadros pelo artista, que usava telas de tons terrosos. “Ele sabia que com o tempo, as telas ficariam da cor da terra”, revelou.

A ideia é, após a exposição, catalogar as obras do artista, expostas em instituições de ensino, empresas e residências do município para publicar um livro sobre sua vida e trabalho. Durante a abertura, o secretário Municipal de Cultura, Anderson Ávila, comemorou o sucesso da mostra, que recebeu um público acima do esperado. “Exibindo a exposição do patrono de nossa galeria, a gente fecha  2012 com chave de ouro”, concluiu.

A Galeria Mauro Azeredo fica na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro. A exposição “Mauro Azeredo em Bico de Pena” fica em cartaz até o dia 25 de janeiro. A entrada é gratuita.

Mauro Azeredo

O artista plástico Mauro Lemos de Azeredo nasceu em Nova Iguaçu, no dia 7 de janeiro de 1934. Filho de Silvino Azeredo Filho e de Nancy Lemos de Azeredo, Mauro só iniciou sua produção, registrando o patrimônio artístico, cultural e arquitetônico da região quando se aproximava dos 40 anos.

 

Para elaborar seus quadros, ele procurava antigas construções e fotografias que serviam como base para suas criações. Autodidata, além do bico-de-pena pintava também à óleo. Deixou uma obra vasta e que pode ser encontrada no acervo dos mais notórios apreciadores de arte da Baixada. Mauro faleceu em 7 de novembro de 2006, no Hospital da Posse, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …