Home Notícias Com Vivências vai comemorar o Dia da Pessoa com Deficiência
Notícias - Nova Iguaçu - 23 de novembro de 2012

Com Vivências vai comemorar o Dia da Pessoa com Deficiência

No próximo dia 03, quando é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá mais um encontro do projeto Com Vivências.  A reunião, que acontecerá na Casa de Cultura do município, contará com palestras e atividades recreativas para as crianças. A ação dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), que  durante o ano inteiro estabeleceu medidas para instaurar a igualdade de direitos.

 

A secretária Daniela Cardoso explicou que um dos principais objetivos do projeto Com Vivências, desenvolvido desde o início do ano, é dar suporte emocional e psicológico aos pais e familiares para que eles tenham todas as informações necessárias para utilizar no auxílio ao tratamento do filho com deficiência. “Nosso objetivo é ressaltar a importância da autoestima deles, para que adquiram mais equilíbrio e aptidão para lidar com os deficientes no dia a dia”, explicou.

 

Em pouco mais de um ano de existência, a Semdpdef  já  instituiu diversas ferramentas para promover a igualdade de direitos para as pessoas com deficiência do município, entre elas cadastrou centenas de pessoas para o Riocard; capacitou professores em Braille, Libras e autismo; realizou diversos encontros do Projeto Com Vivências; lançou a cartilha para acessibilidade; encaminhou dezenas de pessoas deficientes ao mercado de trabalho e ainda elaborou a cartilha dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.

 

O encontro será realizado a partir das 9h, na Casa de Cultura do município, que fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro. Outras informações pelo telefone 2667-7649.

 

 Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …