Home Notícias Hospital da Posse precisa de doação de sangue
Notícias - Nova Iguaçu - 7 de maio de 2013

Hospital da Posse precisa de doação de sangue

sangueO Banco de Sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), mais conhecido como Hospital da Posse, está com o estoque baixo.  A unidade faz cerca de 400 transfusões em média por mês. Como o hospital é referência para a região da Baixada Fluminense, que tem cerca de quatro milhões de habitantes, houve um aumento da demanda por sangue após a inauguração da nova Emergência. A média de atendimento mensal da unidade gira em torno de seis mil atendimentos/mês. Apenas no mês de abril, após a inauguração da nova Emergência, os atendimentos emergências quase dobraram, chegando a 10.754. Com quatro cadeiras de coleta, a capacidade do hospital é de 30 doadores diários, mas a média não tem ultrapassado seis doadores por dia, o que deixa a unidade em dificuldade para realizar cirurgias.

Para ser doador de sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 65 anos, sendo que os menores de 18 anos devem ter autorização dos responsáveis; pesar mais de 50 quilos; não é necessário estar em jejum absoluto, mas é importante não ter ingerido alimentos gordurosos, como fritura em geral, ovos, manteiga, iogurte e queijo; não ter ingerido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 24 horas; estar bem de saúde; não estar grávida e nem amamentando; além de trazer um documento de identidade com foto (Carteira de Identidade, Habilitação ou Carteira de Trabalho).

O Banco de Sangue do HGNI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, no Bairro da Posse. Os doadores passam por uma triagem, recebem um lanche antes e após a doação. Todo o processo leva cerca de 20 minutos. No ano de 2012, o HGNI fez cerca de 3.500 transfusões de sangue.

De acordo o diretor do hospital, Dr. Joé Sestello, não há contraindicação para fazer a doação de sangue. “Doar sangue é salvar vidas, é um ato de amor. Não podemos comprar sangue e nunca sabemos quando vamos precisar. Não existe nenhum tipo de contraindicação para doar sangue. O nosso Banco de Sangue precisa de todo o tipo de sangue. De cada bolsa doada, o doador pode salvar até quatro vidas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …