Home Agenda Cultural Nova Iguaçu: Aula inaugural das oficinas culturais reúne música e emoção
Agenda Cultural - Nova Iguaçu - Teatro e dança - 15 de setembro de 2012

Nova Iguaçu: Aula inaugural das oficinas culturais reúne música e emoção

Uma noite de música, arte e diversão. Assim foi a aula inaugural das oficinas culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu. O encontro, realizado na última quinta-feira, dia 13, reuniu as turmas do primeiro semestre e os novos alunos para apresentações de dança e teatro. As aulas distribuídas em mais de dez modalidades são oferecidas gratuitamente na Casa de Cultura. Ao todo, os cursos reúnem 500 alunos.

 

Teatro, ballet, dança contemporânea, maracatu, são apenas algumas das modalidades promovidas para crianças e adolescentes. Segundo o secretário de Cultura, Anderson Ávila, as oficinas funcionam como porta de entrada para o acesso de muitos jovens às atividades culturais.

 

“Esta é uma iniciativa da Prefeitura para fortalecer a cultura. Muitos jovens têm aqui, pela primeira vez, acesso ao universo das artes. é uma maneira de aproximar informação e arte das pessoas”, acrescentou o secretário.

 

O sucesso das oficinas tem gerado diversas manifestações artísticas na cidade. Das aulas de encenação, por exemplo, surgiu a companhia de teatro Kibando em Cena que se prepara para levar eventos culturais para as unidades escolares.

 

E no que depender do interesse dos novos alunos, outros grupos darão continuidade à cena cultural no município. Moradora do bairro Cabuçu, Cátia Maria de Oliveira, de 39 anos, quando soube que as inscrições para as aulas de ballet estavam abertas, correu para inscrever a filha e as sobrinhas.

 

“Elas estão adorando! É muito importante para o desenvolvimento e até para o futuro delas. Quando soube que a inscrição estava aberta, corri e fiz logo pras quatro”, contou.

 

As aulas acontecem de segunda a sábado, em diversos horários e são gratuitas. Os cursos têm duração média de seis meses. A Casa de Cultura de Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro. Informações pelo telefone 2667-1851.

 

Exposição

 

Na Galeria Mauro Azeredo, a quinta-feira também foi de novidades. Pela primeira vez expondo no município, o artista iguaçuano Leonel Alves inaugurou a mostra Primitivo, com 43 quadros de acrílico sobre tela. Os trabalhos foram produzidos a partir da década de 1980.

 

As telas de Seu Leonel, como é conhecido artisticamente, retrata sempre temas populares como o Ano Novo em Copacabana, Carnaval no Rio ou o vagão feminino, levando o público a identificar as situações em seu cotidiano.

 

“Comecei a pintar com 14 anos, influenciado por um livro que meu avô trouxe de fora.Estou com 68 e só agora surgiu a oportunidade de expor na minha cidade”, revelou o artista.

 

A exposição Primitivo está aberta à visitação até o próximo dia 28, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 18h, na galeria Mauro Azeredo, que fica na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51, Centro. Entrada franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Caxias Shopping apresenta show gratuito da Banda Black Man

A banda Black Man vai transformar a Praça de Alimentação do CaxiasShopping em um palco de …