Home Agenda Cultural Nova Iguaçu: Fios Cia. Teatral apresenta dois espetáculos este mês
Agenda Cultural - Nova Iguaçu - Teatro e dança - 9 de novembro de 2012

Nova Iguaçu: Fios Cia. Teatral apresenta dois espetáculos este mês

A Fios Cia. Teatral apresenta ainda este mês a montagem ‘O Juiz de Paz’, de Martins Pena.  A peça, considerada a primeira comédia de costumes do teatro brasileiro, será encenada na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.  Com adaptação de Renato Neves, o espetáculo faz uma crítica às convenções sociais, satirizando personagens como políticos inescrupulosos e novos ricos, além disso, merecem destaque os figurinos e a cenografia, elaborados por Tiago Costa.

 

Escrita em 1838 por Martins Pena, a estória se passa na roça e aborda com humor o jeito particular de ser da gente roceira do Brasil do século XIX, com destaque para uma família da roça e o cotidiano de um juiz de paz neste ambiente, explorando uma série de situações em que transbordam a simplicidade e inocência daquelas pessoas.

 

‘O Juiz de Paz’ será apresentado nos dias 16 e 17 de novembro no Teatro Sylvio Monteiro, que fica em anexo à Casa de Cultura, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro. Ingressos antecipados a R$20.

 

De Iguassú Velha à Nova Iguaçu

 

No próximo dia 9, a Fios Cia. Teatral realizará seis apresentações no bairro Miguel Couto. A peça “De Iguassú Velha a Nova Iguaçu”, do historiador Ney Alberto de Barros será encenada às 9h30, 11h, 14h, 15h, 19h e 20h30. Com direção de Ribamar Ribeiro , a montagem conta a história da cidade desde sua formação em 1833 até os dias de hoje. Enquanto um trecho se passa cenicamente, o outro é mostrado em imagens e depoimentos de quem acompanhou a metamorfose iguaçuana. O espetáculo acontecerá na Rua São Pedro, no Ministério Vida. Os ingressos custam R$ 10.

 

Fios Cia Teatral

 

Fundada em 1998, a companhia é membro ativo do Fórum Cultural da Baixada Fluminense desde 2000, quando participaram do seminário “Quem é Quem no Cenário Cultural da Baixada Fluminense”, e um dos idealizadores do Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (EncontrArte), pelo qual recebeu moção de aplauso da Câmara de Vereadores em 2003 e o prêmio Cultura Nota 10, do governo do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Caxias Shopping apresenta show gratuito da Banda Black Man

A banda Black Man vai transformar a Praça de Alimentação do CaxiasShopping em um palco de …