Home Agenda Cultural Nova Iguaçu homenageia Dedé da Portela
Agenda Cultural - Nova Iguaçu - Shows e Eventos - 24 de setembro de 2012

Nova Iguaçu homenageia Dedé da Portela

“É cheiro de mato/ É terra molhada/ É Clara guerreira/ Lá vem trovoada”. Os versos fazem parte do samba-enredo “Contos de Areia”, da Portela, de 1984. Norival Reis e Dedé da Portela são os autores da composição, que até hoje é vista como uma obra-prima do carnaval. Para eternizar o nome do sambista que incorporou o nome da escola ao seu, a entidade Trem Da Harmonia Destino Baixada irá homenagear no dia 30/09, às 16h, o compositor Dedé da Portela, que terá um busto colocado na praça que leva seu nome no conjunto Tertuliano Potyguara, Centro de Nova Iguaçu, próximo ao Instituto de Educação Santo Antonio (Iesa). Dedé começou sua carreira artística em 1962, na escola de samba Leão de Iguaçu. A prefeita Sheila Gama foi convidada para a inauguração.

 

Depois do desfile de 1994, quando a Portela entrou na avenida com o enredo “Desde que o samba era samba “ (Capoeira..o samba vai levantar poeira/ tem zoeira em Oswaldo Cruz e Madureira), Dedé adoeceu e teve que se afastar dos desfiles. O compositor morreu em 18 de fevereiro de 2003, vítima de enfarte. Seu corpo foi velado na quadra da Leão de Iguaçu.

 

De acordo com o organizador do evento, Sérgio Manoel Amâncio, o Sérgio Cara Preta, um dos objetivos da colocação do busto é homenagear Dedé da Portela (cujo nome de batismo é Edson Fagundes), que é um dos expoentes do mundo do samba. Durante a festa serão realizados shows com grupos musicais de Nova Iguaçu como “Panela de Barro” e “Samba da Casa Amarela”, além da participação de integrantes da Portela. “Dedé foi um ativista e defensor da cultura de origem afro-brasileira. Nosso intuito é dar visibilidade ao legado deste filho iguaçuano que muito colaborou com a cultura”, disse Sérgio Cara Preta.

 

Intérprete oficial da escola durante 10 anos

 

Nascido em São Paulo, em 28 de maio de 1939, Dedé chegou à Portela em 1968, entrando em seguida para a ala dos compositores, onde ganhou o apelido, além do respeito, pois durante 10 anos foi o puxador oficial da escola.

 

Em 1975, Dedé da Portela compôs “Meu dia de graça”, gravado por Leci Brandão”. No ano seguinte, ele emplacou mais um sucesso com “Quero”, parceria com Dida, gravada por Roberto Ribeiro.

 

Mas um dos grandes momentos de Dedé da Portela na escola de samba foi em 1977, quando compôs com Jabolô, Waltenir e Catoni o samba-enredo “A festa da aclamação”, que deu o vice-campeonato à Portela.

 

No disco “A hora e a vez do samba”, Dedé da Portela interpretou “Palavra de mãe”, feita em parceria com Sérgio Fonseca. Este disco contou com a participação de sambistas do primeiro time como Dicró, Picolé da Beija-Flor, Cartolinha, Conjunto Realidade, Carlão Elegante, Djalminha e Rubens Confeti, entre outros.

 

De 1980 a 1983, Dedé da Portela e seus tradicionais parceiros (Dida, Jorge Aragão e Délcio Carvalho) produziram obras primas como “Resto de esperança”, “Hora de ser criança”, “Meu dia de graça”, “A volta da gafieira” e “Dor de Amor”

 

Em 1984 foi inaugurado o Sambódromo do Rio de Janeiro e o desfile era dividido em dois grupos. A Portela ficou em primeiro lugar no grupo 1 com o samba-enredo “Contos de Areia”, de Dedé e Norival Reis. A escola saiu aplaudida aos gritos de “É campeã”.

 

Em 2004, comemorando os 20 anos de inauguração do Sambódromo, a Tradição (escola fundada por dissidentes da Portela), resolveu reeditar o enredo “Contos de Areia” e convidou a cantora Alcione para gravar o samba.

 

Dedé da Portela teve mais de 200 músicas gravadas nas vozes de vários artistas como Alcione, Beth carvalho, Agepê, Caetano Veloso, Marçal, Jair Rodrigues, Jorge Aração e Roberto Ribeiro, entre outras personalidades da Música Popular Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Caxias Shopping terá Bloquinhos e bailinho de carnaval

O Carnaval do Caxias Shopping desse ano não será como o que passou! Em fevereiro, a progra…