Home Notícias Nova Iguaçu: Prefeitura capacita agentes ambientais
Notícias - Nova Iguaçu - 15 de julho de 2012

Nova Iguaçu: Prefeitura capacita agentes ambientais

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semam), promoveu nesta última semana, um curso de capacitação para os guardas ambientais. A iniciativa teve como objetivo apresentar as diretrizes e os objetivos da profissão, que terá a função de fiscalizar e proteger a área verde do município – 67% do território iguaçuano. Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria de Saúde e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A capacitação abordou os temas mais relevantes para o exercício da atividade de vigilante ambiental. Com 40 horas de duração, o currículo do curso incluiu assuntos como Gestão e Educação Ambiental, licenciamento, fiscalização, agrotóxicos, entre outros.

Alessandro Zecchinelli, responsável pelo curso, comemorou o ótimo aproveitamento da turma e reiterou a preocupação da equipe da Semam em elaborar um plano que atendesse as necessidades dos agentes. “Após a qualificação,os guardas ambientais receberão certificado de capacitação e estarão aptos e exercerem a atividade de vigilância ambiental, colaborando para a melhoria de qualidade de vida da população de Nova Iguaçu”, enfatizou.

Primeiro desafio

Cerca de 60 pessoas foram aprovadas no processo seletivo realizado pelo governo municipal em maio.  Os guardas já estão em campo promovendo ações de preservação e combatendo crimes contra o meio ambiente. O primeiro desafio enfrentado foi um incêndio de média proporção no Morro do Cruzeiro, no início deste mês. “Vamos promover ações educativas, de conscientização. Precisamos ocupar o espaço e mostrar que o poder público está agindo. Nova Iguaçu é muito grande e temos muito trabalho pela frente”, contou o coordenador da Guarda, Edgar Martins.

Durante o encerramento da qualificação, o secretário interino de Meio Ambiente, Ediraldo Matos, ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Não acredito em nenhum guarda que resolva abarcar o mundo sozinho. Vocês só terão força se derem os braços e para isso, precisam criar parcerias”, disse Matos se dirigindo aos agentes.

O guarda Wallace Rodrigues revelou que além de conhecimento, o curso promoveu uma melhoria na autoestima do grupo. ” A capacitação foi excelente. Fomos qualificados pelos melhores em cada área. Conseguimos entender qual a nossa função, o nosso objetivo e as metas que pretendemos alcançar e, principalmente,  descobrimos nossa importância para o meio ambiente”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …