Home Agenda Cultural Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá o seminário Raízes Negras

Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá o seminário Raízes Negras

A Prefeitura de Nova Iguaçu realizará, no próximo dia 18 de julho, o seminário ‘Raízes Negras: do Iguassú a Nova Iguaçu’. O evento faz parte do Programa de Identificação, Demarcação e Titulação Fundiária de terras ocupadas por descendentes de escravos ocupantes dos quilombos que existiam na cidade.

O encontro será realizado a partir de 17h30, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu (rua Getúlio Vargas, 51), e será composto por uma mesa de debates e  exposição para apresentação dos resultados parciais do projeto, que é desenvolvido pelo grupo de trabalho Quilombar.

O Programa de Identificação, Demarcação e Titulação Fundiária é uma iniciativa da Procuradoria Geral do município, em parceria com as Secretarias de Administração e de Cultura, e conta com o apoio da Diocese de Nova Iguaçu, além de entidades da sociedade civil que lutam pela igualdade racial.

O projeto tem como objetivos a implementação, acompanhamento, avaliação e registros das ações a serem desenvolvidas em relação ao resgate e preservação da história, memória e cultura do povo negro e população remanescente da cidade de Nova Iguaçu. Atualmente, há cerca de 40 quilombos reconhecidos no Estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …