Home Notícias Projeto VER-SUS chega a Nova Iguaçu
Notícias - Nova Iguaçu - 19 de julho de 2012

Projeto VER-SUS chega a Nova Iguaçu

Estudantes de várias universidades do Rio de Janeiro iniciaram nesta segunda-feira (17/07), em Nova Iguaçu, o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). O secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semusdec), Carlos Henrique Melo Reis, deu as boas vindas aos universitários do projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceira com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer vivências e estágios no SUS com duração de 15 a 20 dias.

“É uma oportunidade única em nossas futuras carreiras vivenciar o funcionamento do SUS mais de perto saindo da parte teórica e vendo na prática. Nova Iguaçu é uma cidade de grande porte e tem uma rede muito intensa, além do Hospital da Posse, que é de grande complexidade e demanda. Agradecemos a Secretraia em nos permitir esta chance de grande engrandecimento acadêmico”, disse o aluno de enfermagem, Hamilton de Alencar, 25 anos, estudante da Universidade Unigranrio,  em Duque de Caxias. Participam ainda do projeto alunos das universidades Federal (UFRJ) e Rural (UFRRJ) do Estado do Rio de Janeiro.

Supervisionados pelo superintendente municipal de Gestão, Carlos Alberto Silva e Souza e pelo secretário adjunto de Atenção Básica e Políticas Estratégicas, Ricardo de Mattos Russo Rafael, os estudantes conhecerão de perto, em dois turnos, até o dia 31 de julho todo o funcionamento do SUS em Nova Iguaçu. Durante este período estarão realizando além da visitação, relatórios diários sobre a rede de saúde do município, passando por todas as unidades até o Hospital Geral de Nova Iguaçu.

“A missão é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Orientado pela abertura do sistema de saúde como espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes da área da saúde, o VER-SUS/Brasil pretende tornar presente para os estudantes as ações de condução do sistema de saúde”, contou o secretário-adjunto Ricardo de Mattos.

O VER-SUS possibilita o convívio, a discussão da organização do sistema de saúde brasileiro e a aprendizagem crítica aos estudantes de diferentes cursos da área da Saúde e áreas afins. Provoca reflexões acerca do papel do estudante enquanto agente transformador da realidade social. O projeto destina-se aos estudantes universitários brasileiros da área de Saúde. O Conselho Nacional de Saúde define as seguintes carreiras como profissões de saúde para fins de elaboração das Diretrizes Políticas da Gestão em Políticas de Saúde: Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Serviço Social e Terapia Ocupacional. A estes foram acrescidos os cursos de Administração Hospitalar, Administração de Sistemas, Gestão Pública e Serviços de Saúde, totalizando 16 profissões da saúde envolvidas com o VER-SUS.

Também é prevista a possibilidade de participação limitada de estudantes universitários de outros cursos e de outros países. “Tenho um admiração pelo Sistema Único de Saúde e a forma como ele foi implantado no Brasil. Projetos como estes são importantes na construção da consciência acerca da saúde em seu conceito ampliado, estimulando as discussões e as práticas de educação permanente, reafirmando o SUS em suas ações, junto aos futuros profissionais de saúde que atuaram dentro do sistema”, destacou o secretário e também professor universitário Carlos Henrique Melo Reis. O encontro contou também com a participação do secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Paulo Santana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …