Home Notícias Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra AIDS
Notícias - Nova Iguaçu - 30 de novembro de 2012

Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semusdec), através da Coordenadoria de Projetos Especiais, iniciou nesta sexta-feira (30/11), na Praça Central de Cabuçu, as comemorações pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids que será celebrado neste sábado (01/11). Com o slogan “Não fique na dúvida, fique sabendo”, a campanha realizada em todo o Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV.

 

Durante todo o dia, profissionais de saúde promoveram palestras sobre DSTs/AIDS, entregaram folders sobre a campanha e distribuíram preservativos (camisinhas) e laços vermelhos – símbolo mundial da luta contra a doença.

 

 “É importante saber quando se tem o vírus da AIDS. Quanto mais cedo se começa o tratamento, maiores são as chances de se manter uma boa qualidade de vida. Deve-se usar a camisinha sempre”, disse a médica Luciene Belfort, coordenadora de Projetos Especiais da Semusdec. 

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembleia Mundial de Saúde decidiu transformar 1ode dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.

Nova Iguaçu possui um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O teste de HIV é grátis e o resultado sigiloso. Os interessados devem procurar o Centro Médico Vasco Barcellos – Rua Bernardino de Melo, 1985, no Centro, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h.

 

O município conta ainda com o primeiro ambulatório do Estado voltado para a população LGBTT – (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Os preservativos podem ser adquiridos de forma gratuita em todas as unidades de saúde da cidade.

 

“Esta campanha é fundamental para o esclarecimento principalmente do público jovem. Tenho três filhos que já me deram netos, e para alguns deles, faltou informação antes de iniciarem a vida sexual”, disse a dona de casa, Maria Aparecida Ferreira, 52 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …