Home Cidadania Idosos de Queimados ganham sua própria secretaria
Cidadania - Queimados - 7 de janeiro de 2013

Idosos de Queimados ganham sua própria secretaria

SONY DSCQueimados, mais uma vez, dá passos largos na busca de atender com qualidade todos os públicos queimadenses. A coordenadoria de políticas públicas para a terceira idade se tornou Secretaria Municipal da Terceira Idade, conquistando assim o título de 2° município do Estado do Rio de Janeiro a possuir esta pasta. A transição é uma ação direta do Prefeito Max Lemos para que a terceira idade tenha um atendimento ainda melhor por parte do governo.

 

Assumem a pasta José Alves de Carvalho, Dequinha, como Secretário e o Professor Antônio Amorim Alves como sub-secretário. O novo secretário da pasta, Dequinha, já traça os objetivos e metas da nova secretaria para os próximos 4 anos. “Queremos cuidar do idoso, que contribui para o crescimento da nossa cidade. Vamos equipar e inaugurar o Centro Esportivo, ampliar projetos como o “motorista legal”, que incentiva motoristas de ônibus a tratarem e cuidarem dos idosos que embarcam nos automóveis e vamos trabalhar para que em Queimados o idoso seja cuidado e respeitado”, enfatiza Dequinha. A maior novidade para este ano é o Centro Esportivo para a Terceira Idade, onde os anciãos terão a oportunidade de praticar esportes, fazer ginástica, dançar, aprender a usar o computador e ter um espaço para reuniões e confraternização.

 

Ao longo dos últimos 4 anos, a então Coordenadoria de Políticas Públicas para a Terceira Idade, articulou e fundamentou um conselho composto de voluntários para cuidar estruturar e organizar as ações para os idosos. Neste tempo os idosos foram organizados e, em uma parceria com as igrejas da cidade, realizam ginástica, passeios, encontros e treinamentos em cursos especiais, como o de Voluntários da Defesa Civil.

 

Com a transição de coordenadoria para secretaria, as ações poderão se ampliar e atender com melhor qualidade e a muito mais idosos. Elvira Costa, 81 anos, é uma das senhoras que participam das atividades e expressa como o trabalho com idosos melhorou sua qualidade de vida. “É muito difícil para os idosos viver com qualidade, geralmente somos viúvas e não temos mais nenhum dos filhos morando com a gente. È o que acontecia comigo até participar do trabalho com os idosos da Prefeitura de Queimados. Hoje eu pego ônibus sozinha, caminho, faço ginástica, viajo e tenho um grupo de amigos aqui. Agora estamos ansiosos pelo Centro Esportivo que está para ser inaugurado!” conta Elvira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Espaço Artesanato em Movimento chega a Queimados

Uma luta que se arrasta há mais de dez anos está perto de chegar ao seu final. Os artesãos…