Home Queimados Queimados: 150 alunos são formados em profissionais de beleza
Queimados - 13 de maio de 2014

Queimados: 150 alunos são formados em profissionais de beleza

formaA Prefeitura de Queimados, em parceria com o Senac RJ formou na manhã desta terça-feira, 13, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, 150 alunos da área de beleza. Os cursos, oferecidos desde o dia 10 de fevereiro numa carreta móvel climatizada, foram: Técnicas Básicas de Cabeleireiro, Técnicas Básicas de Maquiagem, Design de Sobrancelhas. Além do certificado, os alunos receberam um kit empreendedor, com materiais próprios da profissão para que já possam começar a trabalhar. A iniciativa faz parte do programa Senac na Comunidade, que oferece capacitação profissional prioritariamente para pessoas que residem em comunidades de baixa renda.

 

O objetivo é fazer com que os formados gerem renda, seja com um emprego formal ou com atividades de microempreendedorismo. Estiveram presentes no evento, o prefeito de Queimados, Max Lemos, o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, o diretor do Senac RJ, Eduardo Diniz e os secretários municipais: de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias, o de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Chrispe,  o de Ambiente, Alex Dornellas, o de Fazenda, Carlos Vilela, a de Administração, Andreia Regylaine, o diretor do Instituto de Previdência, Marcelo Fernandes e a  Subsecretária de Educação, Rosemary Silva.

 

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, o município terá até 2016 uma sede do Senac para oferecer cursos profissionalizantes. “Estamos quebrando paradigmas na cidade e a chegada da Rede S será fundamental para qualificar a mão de obra local não só de Queimados como toda região da Bacia do Guandu. Vamos escolher junto com a nossa equipe técnica e doar o terreno para o Senac construir uma sede aqui na cidade. Temos que preparar nossos cidadãos para o mercado de trabalho. Com a orientação técnica, um diploma do gabarito do Senac e o talento, vocês serão bem sucedidos. É o talento e a qualidade do serviço que vão fazer vocês crescerem na vida profissional.”, disse Max aos formandos.

 

O Presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, ressaltou que o setor de beleza é o terceiro que mais cresce no mundo. “Mais que profissionalizar pessoas, transformamos a vida delas. Nossos alunos concluem os cursos preparados para o mercado de trabalho profissional ou para se tornarem microempreendedores. Só estamos atrás dos Estados Unidos e do Japão no mercado da beleza e ter no currículo um curso oferecido por nossa instituição é a garantia de abertura de portas. Ficamos muito felizes de ver Queimados crescendo e se evoluindo e queremos participar cada vez mais formando mão de obra para atender a demanda gerada”, destacou Diniz.

 

Senac na Comunidade

 

O projeto, que desde 2009 já qualificou e certificou cerca de 20 mil pessoas de baixa renda em todo o Estado do Rio de Janeiro, tem como principal desafio facilitar o acesso ao emprego formal ou auxiliar na descoberta de oportunidades de microempreendedorismo. Em Queimados, uma das beneficiadas é a moradora do bairro Belmonte, Tatiana Custódio, 33, que concluiu o curso de técnicas básicas de cabeleireiro que teve a duração de 100 horas. “Aprendi técnicas que vou levar para o resto da minha vida profissional. O sonho é abrir meu próprio negócio e que o mercado da beleza seja minha principal fonte de renda”, contou Tatiana.

 

A dona de casa, Marilene Ribeiro, 34, comemorou a oportunidade por poder estudar de graça e perto de casa “Achei o curso maravilhoso. Tive a oportunidade de aprender e conhecer pessoas novas. Já trabalho com estética e agora me sinto mais capacitada e estou mais confiante, porque aprendemos muitas técnicas bacanas. Vou me aprimorar mais e futuramente trabalhar e ganhar meu próprio dinheiro”, concluiu Marilene.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Espaço Artesanato em Movimento chega a Queimados

Uma luta que se arrasta há mais de dez anos está perto de chegar ao seu final. Os artesãos…