Home Notícias Queimados apresenta sua Cartilha de Acessibilidade durante III Seminário de Calçadas Acessíveis da Baixada Fluminense
Notícias - Queimados - 23 de agosto de 2012

Queimados apresenta sua Cartilha de Acessibilidade durante III Seminário de Calçadas Acessíveis da Baixada Fluminense

Visando, mais uma vez, colocar em prática soluções referentes à melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Queimados, apresenta no Auditório da Representação Regional da FIRJAN em Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (24/08), às 9h, sua Cartilha técnica “Andar Melhor”. O III Seminário de Calçadas Acessíveis faz parte do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, e conta também com a participação e colaboração dos municípios de Nova Iguaçu, Seropédica, Paracambi, Mesquita, Nilópolis, Mangaratiba e Japeri.

A iniciativa é fruto de mais uma parceria da Prefeitura com o Sistema Firjan, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a UFRJ. A fim de apresentar o material, elaborado pelo corpo técnico do município, a cartilha contém soluções para os passeios públicos e diretrizes voltadas para políticas públicas em prol da revitalização e padronização de calçadas. Um dos principais objetivos é garantir melhores condições de acesso e locomoção aos portadores de deficiência física.

Queimados foi pioneira em todo o estado a levar seu corpo técnico para participar do curso de capacitação Mobilidade Urbana em Calçadas Acessíveis, oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os encontros aconteceram na cidade e capacitou os urbanistas e projetistas de Queimados para torná-la mais acessível a todos. Na ocasião, os participantes vivenciaram situações cotidianas enfrentadas pelos portadores de deficiência como acessar calçadas sem rampas e transitar em calçadas sem guias, a exemplo dos deficientes visuais.

Após a apresentação oficial do projeto, o próximo passo é encaminhá-lo para a câmara de vereadores a fim de votar e sancionar a lei municipal de mobilidade urbana, já em fase de conclusão, garantindo a padronização das calçadas e a acessibilidade de um modo geral à população.

Serviço:

Evento: III Seminário de Calçadas Acessíveis da Baixada Fluminense
Data: 24 de agosto de 2012
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório da Representação Regional da FIRJAN
Unidade do SESI /SENAI – Rua Gerson Chernicharo, S/ Nº – Bairro da Luz – Nova Iguaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (6) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo Lutava co…