Home Queimados Queimados destaca Semana da Reforma Psiquiátrica em seminário
Queimados - 16 de maio de 2014

Queimados destaca Semana da Reforma Psiquiátrica em seminário

Queimados irá realizar nesta sexta-feira, 16, evento para destacar a Semana da Reforma Psiquiátrica das 8h às 13h na sede do sindicato dos trabalhadores de Transportes (Av. Irmãos Guinle, 87, Centro, Queimados, em cima da auto-escola Maranata). O evento irái contar com Iracema Polidoro representando o Estado do Rio e Mônica Fornazier – apoiadora Institucional da Região Metropolitana I.

 

A Reforma Psiquiátrica é uma luta antiga que pretende modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação considerada como uma exclusão social e que vem sendo combatida através das residências terapêuticas e dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Social), além das cooperativas de trabalho protegido (economia solidária) e oficinas de geração de renda.

 

Segundo Marcos Vinícius, do Conselho Municipal de Saúde de Queimados, está é mais uma luta social que precisa ser vencida pela dignidade humana. “Nossa luta é para que estas pessoas não percam sua socialização por conta do transtorno mental, afinal de contas, através de um bom tratamento estas podem viver minimamente em sociedade. A internação deve ser utilizada em últimos dos casos”, observou Vinícius. Queimados conta com duas residências terapêuticas e dois CAPS, sendo um AD (álcool e drogas) que atende em média 200 pacientes por mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Espaço Artesanato em Movimento chega a Queimados

Uma luta que se arrasta há mais de dez anos está perto de chegar ao seu final. Os artesãos…