Home Notícias Queimados forma mais de 700 crianças no Programa Educacional de resistência às Drogas
Notícias - Queimados - 5 de julho de 2013

Queimados forma mais de 700 crianças no Programa Educacional de resistência às Drogas

7O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – diplomou mais de 700 alunos entre 9 e 12 anos da rede municipal de ensino de Queimados. As cerimônias aconteceram nas próprias unidades escolares, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha e na igreja Assembleia de Deus do bairro Três Fontes e reuniu pais, familiares e representantes do governo municipal e polícia militar. A PROERD, que existe há mais de 20 anos no Brasil, consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, visando através de atividades educacionais realizadas em sala de aula, prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes no país.

O programa dura em média 4 meses, tendo como avaliação final um concurso de redação. São escolhidos os melhores textos nas turmas e os primeiros lugares ganham uma medalha no dia da diplomação, alem de lerem em público seus textos. Quem foi premiada na Escola Municipal Scintilla Exel, foi a aluna Bruna Soares Predete, de 10 anos, que fez sua redação sobre sua promessa de ficar longe das drogas. “Eu prometo ficar longe das drogas porque as drogas não levam a lugar nenhum e não é legal ficar dependendo das drogas porque eu posso perder muita coisa como meus amigos, a felicidade e posso até perder a minha vida, minha família e meu futuro”, diz um trecho da redação de Bruna.

A mãe de Bruna, Ana Paula Soares elogia o programa e destaca o desejo de que todas as crianças passem pelo programa. “A Bruna adorou o curso! Em casa, falava sobre as lições e repetia os perigos em se envolver com drogas e violência. Diariamente, vemos casos de crianças que se perdem nesse vício e quem dera se todas elas tivessem esse tipo de preparo nas escolas”, contou Ana Paula.

O Subtenente João Goulart, responsável de área do PROERD do 24° Batalhão, destacou a parceria com a secretaria de educação. “Temos firmado com a secretaria de educação um acordo que nos garante a liberdade de entrar nas escolas e realizar o trabalho. Essa parceria é fundamental para que o nosso objetivo seja alcançado, que é o de preparar as crianças para lidarem com as pressões diárias e dizerem não”, contou Goulart.

Quem ganhou o concurso na Escola Municipal Leopoldo Machado, foi a aluna Ana Clara Erasmo, de 10 anos, aluna do 5° ano, que fez uma redação fazendo um compromisso com a vida. “Prometo ficar longe das drogas e da violência porque eu não posso arriscar a minha vida! Não usarei drogas porque eu aprendi com a PROERD que as drogas (maconha, cocaína, bebidas alcoólicas, cigarro e outras) podem afetar o cérebro o pulmão, o coração e muitos outros órgãos do nosso corpo”, relata um trecho da redação de Ana.

Multiplicadores do “não”

Quem comandou o curso com as turminhas foi o Sargento Marcos Rogério, que além de ensinar cativou a todos os alunos, tanto, que foi homenageado por todas as turmas. “Por cada turma que passo faço amigos, e o meu desejo para os amigos é que eles sejam felizes e façam a escolha certa para suas vidas. A partir de agora, todos os formandos do PROERD, são oficialmente multiplicadores do “não” para qualquer tipo de drogas ou violência”, destacou Marcos.

Para a secretária de educação, Miriam Motta, a parceria só tem a beneficiar as famílias queimadenses. “Só nesse semestre entregamos para a sociedade mais de 700 alunos conscientes dos perigos das drogas e principalmente cientes das formas de evitar a violência, como o bulling tão presente hoje nas escolas. Dessa forma, estamos alcançando o objetivo do Prefeito Max Lemos que é o de cuidar das pessoas, e não há oportunidade melhor para fazer isso do que investir nos futuros adultos do nosso município”, frisou Miriam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …