Home Agenda Cultural Queimados recebe a IV Jornada de Educação

Queimados recebe a IV Jornada de Educação

S

Com a temática, “Ser professor ou estar professor?” , a IV Jornada da Educação vai trazer para os professores de Queimados reflexão sobre a construção de práticas pedagógicas inovadoras que envolvam professores e estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. O evento vai acontecer nos dias 9 e 10 de maio, no Ginásio da Escola Municipal Metodista de Queimados e vai contar com a presença do cantor e compositor Toquinho, do artista plástico Daniel Azulay, a psicopedagoga Dayse Serra e o palestrante internacional Roberto Shyniashiki, entre outros convidados.

daniel

Com conferências, dinâmicas e atividades culturais, o encontro tem o intuito de se tornar um momento de qualificação para potencializar o trabalho pedagógico, e que se refletirá no dia a dia do aluno em sala de aula. A programação, que é exclusiva para os professores da rede municipal, acontece durante o dia inteiro, de 8h às 21h e contará com a presença de todos os professores da rede municipal, que terão suas inscrições subsidiadas pela Prefeitura de Queimados.

]

A Jornada da Educação é mais uma ação na área educacional , que tem tido especial atenção do Prefeito Max Lemos. Em seu mandato todas as escolas do município estão sendo reformadas e ampliadas, com salas de informática, biblioteca e espaços de lazer. Foi realizado o maior concurso para o magistério da história da cidade, além de construção de novas escolas e 20 creches até o final deste mandato. “Nosso governo quer dar as crianças estrutura para estudarem, mas vai além disso, estamos investindo na qualidade do profissional em sala de aula com constantes oportunidades de reciclagem”, destacou Max.

 

Para a secretária de educação, Miriam Motta, o evento é a chance do professor se reciclar. “Os professores já esperam ansiosos por este evento. A jornada tem auxiliado o professor em sala de aula, no seu dia a dia com o ensino aos alunos, e também uma ocasião para sociabilizar com outros docentes e ter um momento recreativo com os shows culturais”, contou Miriam.

 

 

Participações de peso

 

No primeiro dia do evento, participam os palestrantes Aramis Trindade, que é ator, já desempenhou diversos trabalhos na Rede Globo e apresentará um espetáculo baseado na obra de Ariano Suassuna. Em seguida, Luiz Claudio Gomes, criador do programa Personal Adviser Excellence do Programa de Orientação e Excelência Educacional, do Programa Mental Coach Excelência no Futebol, e vai palestrar sobre o tema “Ser professor ou estar professor”. O dia ainda conta com Haurton Santiago, jornalista, já teve passagem pelos veículos O Estado de S. Paulo, Rádio Globo, Rádio Jovem Pan e Tv Globo, apresentará a palestra “Comprometimento, eu acredito”.

 

O evento ainda terá Teresa Couri , que é palestrante, consultora empresarial e educadora, onde realiza um trabalho dinâmico e motivador, e apresentará a palestra “Neurocoaching e o marketing do professor”. E pra encerrar o dia, Toquinho sobe ao palco, o compositor e cantor, autor do sucesso “Aquarela”, fará um show para os presentes.

 

No segundo dia, a palavra ficará por conta de Serrano Freire, que tem mais de 30 anos de experiência na área educacional, é conferencista internacional e professor. Irá palestrar sobre o tema “O que fazer quando se estar”. Em seguida Daniel Azulay,  artista plástico, educador com vasta e diversificada atuação na Imprensa e na TV como desenhista, compositor e autor de livros infanto-juvenis e videogames interativos. Irá palestrar sobre “ Ludicidade e educação”.

 

Ainda neste dia Dayse Serra, psicopedagoga especializada em autismo e Doutora em psicologia clínica irá palestrar sobre o tema “Ser professor na inclusão de pessoas especiais”. O pedagogo Roberto Carlos Ramos, eleito em agosto de 2001 como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seatle, nos EUA, vai palestrar sobre “A pedagogia do amor”.  E encerrando o evento, toma a palavra Roberto Shinyashiki, é palestrante internacional, médico psiquiatra, com cursos de especialização nos EUA, Índia, na Europa e no Japão que irá palestrar sobre o tema “Conquiste seus alunos”.

 

Cronograma do evento

 

Dia 9

8h – Breakfast e Credenciamento

10h – Abertura oficial da IV Jornada de Educação

11h – Aramis Trindade – Interpretação: “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna

12h30 – Almoço

14h – Luiz Claudio Gomes – “Ser professor ou estar professor”

15h30 – Intervalo

15h45 – Hairton Santiago – “Comprometimento, eu acredito”

16h45 – Teresa Couri – “Neurocoaching e o marketing do professor”

17h45 – Coquetel

18h30 – Toquinho – Show musical

 

Dia 10

8h – Breakfast

9h – Abertura do 2° dia

9h – Serrano Freire – “O que fazer quando se estar”

10h45 – Intervalo

11h – Daniel Azulay – “Ludicidade e educação”

12h30 – Almoço

14h – Dayse Serra – “Ser professor na inclusão de crianças especiais”

15h30 – Intervalo

15h45 – Roberto Carlos Ramos – “Pedagogia do amor”

17h – Coquetel

17h45 – Roberto Shinyashiki – “Conquista seus alunos”

19h30 – Encerramento oficial da IV Jornada da Educação

20h – Show Sérgio Lousada e banda

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …