Home Notícias Queimados recebe neste Domingo a 2ª edição do Festival de Pipas
Notícias - Queimados - 18 de janeiro de 2013

Queimados recebe neste Domingo a 2ª edição do Festival de Pipas

SONY DSC

 

“dibicar”, “rabióla” “cabresto” “dar rasante” “aparar” “cortar” “dar linha” “tentiar” se você não conhece essas gírias, se prepare para ouvi-las em Queimados no próximo domingo. Elas vão invadir o céu de Queimados trazendo junto cores, formas e linhas. É que a cidade vai receber a segunda edição do festival de pipas, que atraiu, só no ano passado, mais de 1000 pipeiros que coloriram o céu em busca dos prêmios a serem distribuídos. O evento começa a partir das 9h da manhã e vai até às 16h na Vila Olímpica da cidade. As inscrições podem ser feitas no mesmo dia, a partir das 10h. O concurso começa efetivamente às 13h. Ás 14h será a premiação do Ranking Carioca que vai contar com participações internacionais e às 15h a premiação geral do 2º Festival de Pipas de Queimados. A inscrição é gratuita e a única exigência é que os competidores não utilizem o cerol ou a linha chilena, materiais altamente perigosos para a vida humana e que podem desclassificar o candidato. A ação é uma parceria entre as secretarias de educação e de esporte e lazer.

 

O objetivo do festival é reunir gerações de pais e filhos na prática deste brinquedo milenar e conscientizar os pipeiros dos perigos em usar linhas altamente cortantes na atividade. Durante todo o dia acontecerá oficinas de confecção de pipas e distribuição de rabiolas, confecção de bijuterias, recreação e pintura facial para a criançada, oficinas de beleza, além do concurso de pipas dividido em cinco categorias: Beleza, Originalidade, Centopeia (dragão), Maranhão vazada e Raia vazada.

 

Carlos Eduardo Ramos, um dos organizadores do evento, conta quais são os premis desta edição. “O primeiro lugar nas categorias Beleza, Originalidade e Centopéia vão receber uma pipa Parapente, objeto de cobiça dos pipeiros, 2º lugar uma pipa Asa Delta e o 3º um ventilador. As categorias Raia Vazada e Maranhão Vazada irão premiar do 1º ao 3º com uma cafeteira ou 1 Grill”, conta Carlos.  Além das premiações tradicionais, a pipa que tiver maior destaque entre todas as categorias vai ganhar uma bicicleta.

 

Para a Secretária de Educação, Miriam Motta, o evento é importante para a conscientização das crianças dos perigos do brinquedo. “As crianças adoram soltar pipa, mas é preciso cuidados para fazê-lo, já que o uso de cerol e outras substâncias para tornar a linha mais cortante, pode ser perigoso para quem brinca e para pessoas estejam passando por perto. Queremos incentivar a brincadeira da forma correta, para que o participante consiga cortar o maior número de pipas somente com a habilidade, sem o uso de cerol”, conta Miriam. O evento é a oportunidade de unir as famílias para recreação.

 

Serviço:

Para participar do 2º Festival de Pipas de Queimados, os interessados podem ir à Vila Olímpica e fazer a inscrição no próprio dia do evento, a partir das 10h. A entrada é franca e a única regra para se inscrever é não utilizar cerol.

Programação:

09h Oficinas de pipas, oficinas de Bijouterias, oficinas de pintura facial e distribuição de pipas, linhas e rabiolas
10h Inscrições para o festival de Pipas
13h Início do concurso
14h Premiação do Ranking Carioca
15h Premiação do Festival de Pipas de Queimados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …