Home Notícias Queimados: Vacinação contra febre aftosa vai até o final do mês
Notícias - Queimados - Utilidade Pública - 14 de maio de 2013

Queimados: Vacinação contra febre aftosa vai até o final do mês

A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa nesta terça-feira, dia 15 de maio, em Queimados. O objetivo é vacinar 100% do rebanho do município com a distribuição de 1.500 doses da vacina. A imunização que é gratuita vai até o final deste mês, dia 31, e acontece a cada seis meses.
Próxima etapa da campanha será no mês de novembro com a aplicação da segunda dose da vacina. De acordo com o técnico zootecnista, Tarcísio de Souza, mesmo sem ter um registro da doença nos últimos anos é importante tomar medidas de precaução. “O rebanho bovino do município é sempre vacinado de seis em seis meses. É a melhor arma para se prevenir contra a doença e manter um controle dos animais da região”, afirmou Tarcísio.
Sintomas da doença  
A febre aftosa é uma doença infecciosa. O vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas do bovino. Elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção.
Para imunizar o animal, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Rua Francisco Gabriel, s/nº – Vila Camorim) para retirar a dose. A aplicação das vacinas será supervisionada por técnicos pecuaristas. Informações pelo telefone (21) 2779-8484, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Veja como receber o auxílio do governo durante a pandemia

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo exclusivos …