Home Agenda Cultural “Bota abaixo”, da Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca, tem única apresentação no Sesc São João de Meriti, no dia 16/5

“Bota abaixo”, da Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca, tem única apresentação no Sesc São João de Meriti, no dia 16/5

Espetáculo mistura samba e malandragem para exaltar a cultura do Rio

Interpretar o cotidiano carioca a partir da sua gente e de seus costumes. Este é o objetivo do espetáculo “Bota abaixo”, que a Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca apresenta nesta quarta-feira (16/5), às 20h, no Sesc São João de Meriti. A montagem utiliza como pano de fundo o Rio de Janeiro do início do século XX e as transformações ocorridas na cidade no período, que serviram de cenário perfeito para o surgimento da figura do malandro. O casamento deste que é um dos personagens mais famosos da cultura popular com o samba forma a base do espetáculo.

 

Concebido, coreografado e dirigido por Isnard Manso, “Bota abaixo” possui no elenco os bailarinos Ana Luiza Garcez, Cátia Cabral, Dandara Ventapane, Isnard Manso, Jefferson Miranda, Kadu Vieira, Thiago Jully e Viviane Soares.

 

Tendo como fio condutor a repressão à cultura popular, algo recorrente na época, o espetáculo é composto por coreografias, mas também por fragmentos dramáticos, que recriam as peculiaridades humanas daquele período que o Rio de Janeiro vivia as perspectivas do desenvolvimento e da modernização.

 

O espetáculo desenvolve uma composição coreográfica que se sustenta na musicalidade, composta por uma trilha sonora que vai de Paulo Moura a Geraldo Pereira. É o encontro da dança contemporânea com a cultura popular da cidade, representada pelo universo lúdico e poético do samba.

 

Sobre a Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca

A Cia de Dança CCC foi criada em 2004 a partir de encontros para assistir vídeos de dança e trocar experiências. Com o objetivo de se tornar um veículo de manifestação artística que se expressa através do samba, da dança contemporânea e do teatro, a companhia iniciou a busca de uma proposta estética própria e diversa. Nestes encontros, a ideia de valorizar o que há de mais autêntico na movimentação do carioca foi se fortalecendo. Instalada na Praça Tiradentes, a Cia de Dança CCC investiga a identidade do habitante do Rio de Janeiro através do gestual e do movimento, entrelaçando passado e presente.

 

Ficha técnica

Criação, coreografia e direção: Isnard Manso

Iluminação: Neck Vilanova

Figurino: Dani Vidal

Elenco: Ana Luiza Garcez, Cátia Cabral, Dandara Ventapane, Isnard Manso, Jefferson Miranda, Kadu Vieira, Thiago Jully e Viviane Soares

Participação Especial: Renato Carrera

Realização: Cia de Dança CCC

 

Serviço

Bota Abaixo, com a Cia. de Dança Centro Cultural Carioca

16/5

20h

Ingressos: R$ 4 (inteira), R$ 2 (estudantes, jovens até 21 anos e maiores de 60 anos), grátis para associados Sesc Rio

Classificação etária: livre

 

SESC SÃO JOÃO DE MERITI

Av. Automóvel Clube, 66. Tel.: 2755-7070

 

MAPA

 

[mappress mapid=”18″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …