Home Agenda Cultural Exposição de arte naïf retrata festas populares do Brasil no Sesc São João de Meriti

Exposição de arte naïf retrata festas populares do Brasil no Sesc São João de Meriti

O Sesc São João de Meriti abre, no próximo sábado, 8/6, a exposição “Festas Populares Naïf”, com telas que retratam celebrações brasileiras, como o Bumba meu boi e o São João na fazenda. Ao todo, serão 25 quadros do acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN), tendo como tema principal folguedos, lendas, procissões e momentos tradicionais da nossa cultura. A visitação é gratuita e acontece de terça a domingo, das 9h30 às 17h30. A mostra fica em cartaz até 2 de agosto.

 

O objetivo da exposição é difundir a arte naïf e aproximar o público desta linguagem de traços ingênuos e livres. Para essa mostra, a curadora Jacqueline Finkelstein, que também é diretora geral do MIAN, selecionou obras de pintores como Ermelinda, Tania Pedrosa, Gerardo de Souza, entre outros.

 

Ermelinda: Bumba meu boi
Ermelinda: Bumba meu boi

A palavra francesa naïf, traduzida para o português, quer dizer ingênuo. Os pintores naïfs são, em geral, autodidatas e sua pintura não está ligada a nenhuma escola e nem segue tendências ou modismos. Eles pintam sem obedecer a regras e tem como característica principal a liberdade.

Ermelinda - Festa Junina1

Os pintores naïfs estão sempre ligados ao cotidiano de sua terra e de sua gente. Pintam em seus quadros temas relacionados à religião, ao folclore, à fauna, à flora, ao dia a dia nas cidades e no campo e, também, aos seus sonhos.

 

Serviço

Exposição Festas Populares Naïf

Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66. Tel.: 2755-7070

De 8/6/2013 a 2/8/2013

Visitação: terça a sábado, 9h30 às 17h30

Grátis

Classificação: livre

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …