Home Agenda Cultural “Leonardo – O pequeno gênio de Vinci” será encenada no Sesc São João de Meriti

“Leonardo – O pequeno gênio de Vinci” será encenada no Sesc São João de Meriti

Leonardo o pequeno gênio de Vinci 1

Pintura, escultura, química, física, engenharia, matemática, botânica, literatura e música. Leonardo da Vinci tinha interesse por diversas áreas do conhecimento e foi responsável por inovações que se fazem presentes até hoje em nosso dia a dia. No entanto, sua infância, justamente uma época de intensa curiosidade, não é muito conhecida. É exatamente esse período da vida do mestre italiano que serve de inspiração para a peça infantil “Leonardo – O pequeno gênio da Vinci”, que terá única apresentação no dia 24/2, no Sesc São João de Meriti. O espetáculo ganhou o Prêmio Zilka Salaberry 2012 nas categorias texto, ator, direção e espetáculo.

 

O autor e diretor Ivan Fernandes se aproveitou da carência de informações a respeito dessa fase da vida de Da Vinci e construiu um protagonista ainda adolescente, com toda a energia e a insegurança típicas dessa faixa etária. Nascido no vilarejo de Vinci, o jovem Leonardo é fascinado por pássaros, que compra engaiolados na feira para libertar, e passa os dias desenhando e tentando construir uma máquina de voar.

 

É considerado por todos um garoto excêntrico e hiperativo, exceto por sua amiga Lisa, a única que compreende sua inquietude. O vilarejo recebe um concurso de pintura, cujo prêmio é uma bolsa de estudos em Florença, a capital mundial das artes. Leonardo se inscreve no concurso, para surpresa e gozação de todos. Para realizar seu sonho, ele terá de vencer a desconfiança de sua família, disposta a tudo para impedir sua partida para a cidade grande.

 

Em um estilo de humor irreverente, mas sem deixar de informar, o espetáculo leva o público a se interessar não só pela figura de Leonardo da Vinci, mas pela arte e pela ciência. O jovem Leonardo é interpretado por um único ator, enquanto os outros integrantes do elenco dão vida não só a personagens da história, mas também a animais e elementos da natureza, com a ajuda de máscaras. A música ao vivo sublinha os climas dramáticos e cômicos e também simboliza passagens de tempo.

 

Ficha técnica

Texto e direção: Ivan Fernandes

Elenco: Paulo Mathias Jr, Cláudio Amado, Flávia Lopes, Marcelo Dias, Lola Borges, Fábio Felix e Miguel Gama

Trilha sonora: Morena Lua

 

Serviço:

Peça infantil Leonardo – O pequeno gênio da Vinci

Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube. 66. Tel.: 2755-7070

24/2, às 17h

Ingressos: Grátis (associados Sesc Rio), R$ 4 (jovens de até 21 anos, estudantes e maiores de 60 anos) e R$ 8

Classificação: livre

Duração: 60 minutos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …