Home Notícias Meriti apresenta queda nos números da dengue

Meriti apresenta queda nos números da dengue

O forte trabalho que vem sendo desenvolvido pela superintendência de Vigilância Epidemiológica Sanitária da secretaria de Saúde de São João de Meriti na prevenção à Dengue já apresenta os primeiros resultados positivos, em relação ao ano passado. Em janeiro de 2011 foram notificados 174 casos, enquanto em 2012, o número de notificações caiu para 137, uma redução de 37 casos, ou mais de 20%. Em fevereiro, esse número diminuiu ainda mais. Enquanto em 2011 foram 421 casos, em 2012, foram apenas 55, uma redução de 366 casos, ou quase 90%. Dos casos confirmados, em janeiro de 2011 foram 63, e, este ano, no mesmo mês, apenas dois. Enquanto outros municípios da Baixada apresentam casos da forma mais nova e grave da doença, o Tipo 4, em São João de Meriti nenhum caso deste tipo foi registrado. Vale ressaltar que ainda há casos notificados aguardando resultados de exames laboratoriais do Instituto Noel Nutels.
A redução dos números só foi possível porque a Vigilância Sanitária vem atuando de forma preventiva, desde o final do ano passado, com o Programa Municipal de Controle da Dengue, deflagrando diversas ações nos pontos mais sensíveis da cidade e também em locais onde não foram registrados casos. Uma dessas ações aconteceu durante o carnaval, quando os agentes participaram dos bailes de carnaval e desfiles promovidos pela Prefeitura em 10 bairros, distribuindo material informativo sobre a doença e métodos preventivos, atingindo cerca de 60 mil pessoas.
A Vigilância Sanitária também faz trabalho de bloqueio ao mosquito com ações nos limites com os municípios do Rio de Janeiro e outros da Baixada Fluminense, principalmente aqueles que registraram casos recentes.
No final de 2011 foi lançado o Plano de Contingência para Assistência a Pacientes com Dengue 2012, através da aquisição de materiais, como telas para fechamento de caixas d´água. Outra ação importante é o ECOPNEU, que faz recolhimento de pneus para evitar o descarte irregular e consequente oferta de criadouros e focos. O programa já recolheu mais de 200 mil pneus na cidade.
Os moradores da cidade também tem canal direto para relatar casos suspeitos e denunciar possíveis focos do mosquito, através do telefone 2751-2240 ou pelo e-mail vigilância.saude@meriti.rj.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …