Home Agenda Cultural Peça sobre Kurt Cobain chega à Baixada Fluminense para apresentação no Sesc São João de Meriti
Agenda Cultural - Notícias - São João de Meriti - 10 de junho de 2013

Peça sobre Kurt Cobain chega à Baixada Fluminense para apresentação no Sesc São João de Meriti

Aberdeen - Crédito Pedro Henrique Moutinho 3

Após temporadas de sucesso em São Paulo e no Rio, a peça “Aberdeen – Um possível Kurt Cobain” chega à Baixada Fluminense, para única apresentação, no dia 15 de junho (sábado), no Sesc São João de Meriti. O espetáculo se passa ao longo dos três dias em que o músico foi dado como desaparecido – até seu corpo ser encontrado na estufa da mansão de Seattle, nos Estados Unidos, onde vivia. Em uma conversa com Boddah, um amigo imaginário que tinha na infância, o líder da banda Nirvana discorre sobre temas como a música, a família, o abuso de drogas e a solidão, evitando os relatos de sucesso e os bastidores da fama.

 

À frente do Nirvana, uma das bandas de maior sucesso do início dos anos 90, o guitarrista e vocalista Kurt Cobain (1967-1994) alcançou projeção planetária por meio de uma combinação infalível de talento, carisma, rebeldia e propensão ao exagero. Da camisa xadrez de flanela ao cabelo comprido e desgrenhado, da voz rouca e pouco trabalhada aos imprevisíveis ataques de melancolia, dos versos poderosos à postura camicase, não houve nada nele que não tivesse reverberado em milhões de jovens ao redor do mundo. O som que saía de sua guitarra e de sua garganta mudou os rumos da música com apenas um disco: o ainda insuperável Nevermind.

 

 

Longe dos holofotes, no entanto, o jovem nascido numa cidade de lenhadores na costa oeste dos Estados Unidos era frágil, solitário e autodestrutivo, um rapaz que, apesar do sucesso, parecia não encontrar seu caminho. É deste lado humano e inquietante de Kurt Cobain que se ocupa o espetáculo, escrito pelo jornalista e dramaturgo Sérgio Roveri.

 

 

O monólogo, que tem direção do ator José Roberto Jardim, é interpretado pelo ator Nicolas Trevijano (da série “Nove milímetros” e das peças “A tempestade”, “O casamento suspeitoso” e “A coleira de Bóris”), idealizador do projeto. “Depois de participar de várias peças com elenco numeroso, senti que havia chegado a hora de fazer o meu primeiro monólogo”, diz Trevijano. “E a figura de Kurt Cobain sempre me atraiu. Embora ele tenha morrido aos 27 anos, sempre acreditei que as angústias, dúvidas e inquietações que ele tinha acompanham cada um de nós, qualquer que seja a nossa idade”.

 

 

 

“Aberdeen – Um possível Kurt Cobain” não é um musical e muito menos um espetáculo biográfico. O dramaturgo Sérgio Roveri não se preocupou em passar a limpo a vida do músico, em relato cronológico. “Nossa intenção nunca foi a de simplesmente contar a vida dele”, diz Roveri. “Procuramos, por meio da liberdade que a ficção oferece, viajar pela mente do músico. Imaginamos o que ele poderia ter dito diante de determinadas situações e, a partir disso, criamos um Kurt Cobain ao mesmo tempo particular e múltiplo”.

 

 

O espetáculo marca a estreia na direção do ator José Roberto Jardim, integrante da companhia Os Fofos Encenam. “A exemplo do que ocorreu no texto, procurei evitar qualquer referência à imagem glamourosa de Kurt Cobain”, diz Jardim. “Em cena, o ator se movimenta ao lado do público, em um relato próximo e confessional, às vezes quase num sussurro. Eu acho que o espetáculo promove uma viagem não ao sucesso de Kurt Cobain, mas ao interior da sua mente”.

 

 

Ficha técnica

 

 

Texto: Sérgio Roveri

Direção: José Roberto Jardim

Elenco: Nicolas Trevijano

Cenario, iluminação e figurinos: José Roberto Jardim e Nicolas Trevijano

Produção: Nicolas Trevijano

 

 

 

Serviço

Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66. Tel.: 2755-7070

Data:  15/6/2013

Hora: 20h

Ingressos: R$ 12 (inteira), R$ 6 (jovens até 21 anos, maiores de 60 anos, estudantes e classe artística), Grátis (associados Sesc Rio)

Classificação: 14 anos

Gênero: Drama

Duração: 50 minutos

Capacidade: 348 lugares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …