Home Notícias Semana Mundial Sem Tabaco começa com formatura de ex-fumantes em São João de Meriti
Notícias - São João de Meriti - 30 de maio de 2012

Semana Mundial Sem Tabaco começa com formatura de ex-fumantes em São João de Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, através do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da secretaria municipal de Saúde comemorou o primeiro dia da Semana Mundial Sem Tabaco, nesta segunda-feira (28), com a formatura e entrega certificado a pessoas que conseguiram parar de fumar através de curso promovido nas unidades de Saúde do município. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, no terceiro andar do PAM Meriti, e contou com a presença do secretario de Saúde, Iranildo Campos Jr.
A formatura foi marcada pela emoção. O casal José Hilário e Sueli Fátima, de 52 e 55 anos, respectivamente, comemorava 30 anos de casados sem o cigarro entre eles. Fumantes desde a adolescência, moradores de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, conheceram o programa através de um parente, que trabalha em São João de Meriti e estão sem fumar desde 15 de outubro do ano passado. “Ela fumava dois maços por dia. Eu não fumava tanto diretamente, mas comecei a sentir umas coisinhas também e decidimos tentar juntos”, conta o marido. “Eu já tinha tentado três vezes e não conseguia. Me sentia fraca, incapaz, frustrada, mas agora, junto com ele, consegui”, confirma a esposa.
Organizado pela Superintendência de Programas da Secretaria de Saúde, a formatura também teve momentos de descontração, como a apresentação de uma ventríloqua e de um trio de rap, que mostraram mensagens de incentivo a quem largou e a quem pretende largar o vício.
Em 2011, 439 terminaram o ano sem fumar. A previsão deste ano é atingir 700 pessoas. O curso acontece atualmente em várias unidades de saúde do município.
A formatura dos ex-fumantes fez parte dos eventos em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco que terá outras atividades em São João de Meriti. Nestas terça e quinta feiras (29 e 31) equipes do Programa percorrerão restaurantes da cidade distribuindo placas de alerta para o cumprimento da Lei que proíbe fumar em Ambientes fechados.
O controle do tabagismo é um dos grandes destaques entre os programas de saúde desenvolvidos pela Prefeitura de São João de Meriti e vem conseguindo ajudar muitos meritienses a largarem o cigarro e levarem uma vida mais saudável. Para se inscrever nos cursos basta ir até uma das unidades de saúde que oferecem o programa portando documento de identidade.

Unidades de Saúde com grupos de apoio:
Posto de saúde Jorge Tannus Rejame (Porto Alegre)
Rua Fernandes Queiroz, s/nº – Jd. Metrópole
Posto de Saúde Tibaji
Rua Tibají, s/nº – Jardim Metrópole
Posto de Saúde Vila Norma
Rua Higino Marzo, lote 01, quadra F, Vila Norma
Posto de Saúde Valério Vilas Boas Filho (Coelhinho)
Rua Manuel Cunha, lote 53 quadra 61 – Coelho da Rocha
Parque Araruama
Rua: Dionísio Rocha, 207 – Parque Araruama
Morro das Pedras
Rua Morro das Pedras, s/nº – Vilar dos Teles
Vigilância Sanitária (Coelhão)
Rua Adelino Gonçalves s/nº – Coelho da Rocha
Vila Jurandi
Rua Joaquim Couto, s/nº -Vila Jurandir
Gato Preto
Rua Ceci s/nº – Éden
Vila Rosali
Rua Salomão Ferreira s/nº – Vila Rosali
Parque Novo Rio
Av. Estácio de Sá s/nº – Parque Novo Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …