Home Notícias Secretaria de educacao promove festa da EJA
Notícias - Seropédica - 8 de julho de 2013

Secretaria de educacao promove festa da EJA

Aproximadamente 600 pessoas participaram, na última quinta-feira (05), da Festa Junina da Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), realizada no Centro de Atenção Integral a Criança (Caic) Paulo Dacorso Filho. O evento foi marcado com a apresentação dos trabalhos pedagógicos do Projeto do 1º semestre de 2013 intitulado “Arte Sustentável: do lixo ao luxo uma redescoberta criativa e cidadã” realizado pelos alunos da EJA, lançamento do 3º livro do EJA e da 1ª Coletânea de Paródias Musicais da EJA 2012, além de canções populares, danças e culinária típica.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, parabenizou a todos os alunos matriculados na EJA pelos trabalhos apresentados e falou a respeito do evento. “Esse lançamento tem dois objetivos, um é mostrar a produção textual desses alunos, durante o 1º semestre principalmente os professores de português e aqueles responsáveis pelas salas de leitura desenvolveram nos alunos habilidades relativas à escrita para que os mesmos desenvolvessem os textos, tornando o livro efetivamente verdadeiro, o segundo objetivo foi mostrar todos os objetos que os alunos desenvolvem, levando em consideração o tema desse ano que é a Sustentabilidade, é transformar o lixo no luxo”, completou a secretária.

A coordenadora pedagógica da EJA, Valéria Luiza Pereira, destacou que a EJA possui mais de 700 alunos, divididos em 12 unidades escolares da ree municipal de educação, sendo que 6 unidades possuem a brinquedoteca do EJA que visam facilitar o acesso de alunos que tenham filho a educação. “Um dos principais objetivos da EJA é o de lutar para o analfabetismo zero permitindo as pessoas em qualquer fase da vida o acesso de qualidade e o exercício da cidadania”, afirmou.

Na oportunidade a SMECE aproveitou para lançar a 3ª edição do livro do EJA, produzido pelos alunos durante o decorrer do semestre com o objetivo de motivar os alunos da EJA a desenvolverem o gosto pela escrita e pela leitura. “O livro resgata a cidadania, constrói valores e desenvolve os homens. A importância do livro escrito por estudantes da EJA reflete-se em igual peso e valor nas pessoas que constroem uma sociedade melhor” disse a Secretária de Educação, Lúcia Martinazzo.

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra, também compareceu ao evento e demonstrou-se bastante satisfeito com os materiais apresentados nos stands de cada unidade escolar. “Quero parabenizar a todos os envolvidos pelos belíssimos trabalhos apresentados por cada escola, pois demonstra a dedicação dos alunos e dos profissionais de Educação em prol de um planeta sustentável. A nossa Secretaria planeja uma cidade inteirada nesse movimento de Sustentabilidade, o que proporcionará uma melhoria de vida para a população”, disse o secretário.

Participaram do evento o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra, a secretária de Trabalho e Emprego Márcia Lopes, o secretário de Obras Fernando Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …