Home Notícias Seropédica promove força tarefa contra a dengue
Notícias - Seropédica - 6 de março de 2013

Seropédica promove força tarefa contra a dengue

reuniaoA Secretaria de Saúde e Defesa Civil (SMSDF), através da coordenação de Vigilância em Saúde, realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (01) com secretários municipais para discutir ações que objetivam combater os focos do Aedes Aegypt na cidade.

A reunião realizada na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SMPDS) teve por objetivo integrar as demais secretarias na luta contra o mosquito transmissor. “Ficou resolvido que a Prefeitura irá alugar um galpão para armazenar os pneus que serão recolhidos na cidade, um caminhão para coletar pneus e firmar um convênio com empresa para retirada e reciclagem dos pneus de acordo com as normas ambientais vigentes”, declarou o subsecretário de Infraestrutura da SMSDF, Paulo Cesar .

Uma das ações a serem implementadas é a retomada este mês do projeto Meu Bairro Sem Dengue, que visa alertar a população para que seja feita uma mobilização com o objetivo de evitar uma epidemia na cidade, com ações de prevenção e controle da dengue, orientar a população no combate domiciliar e conscientizar da importância da população no processo de combate ao mosquito transmissor. “Temos que ter a responsabilidade de informar e elucidar a população de Seropédica que a dengue não conhece fronteiras. Vamos realizar um trabalho forte de conscientização através do Projeto ‘Meu Bairro Sem Dengue – Uma nova proposta’ com o objetivo de evitar o aumento do número de casos da doença no município. Todos, governo e sociedade, precisam estar cientes do seu papel no combate a essa doença”, afirmou Wagner Teixeira, coordenador de Vigilância em Saúde.

Wagner esclareceu que foi definido prioridade de início do Projeto pelo Cinturão Amarelo, que envolve os Bairros Mutirão, Campinho de Areia, Fazenda Caxias, Peixoto, Fonte Limpa, Santa Sofia e São Miguel, baseado nos índices de infestação apresentados nas últimas 4 leituras.

PROJETO PERCORRERÁ TODOS OS BAIRROS DO MUNICÍPIO

No próximo dia 18 de março a secretaria de Saúde iniciará as atividades do Projeto ‘Meu Bairro Sem Dengue – Uma Nova Proposta’ que tem como objetivo percorrer durante apenas dois meses todos os bairros do município.  “Os agentes municipais irão trabalhar de domingo a domingo, principalmente nas casas, nos horários em que os moradores estão em casa”, informou Wagner.

O coordenador de Endemias da SMSDF André Luiz Figueira destacou o avanço que a secretaria teve no combate à dengue nos anos anteriores com as ações do Projeto Meu Bairro Sem Dengue no qual utilizou a parceria entre a população e a estrutura dos agentes de endemia de cada município como vital no combate a doença. “Todos devem estar envolvidos nessa luta, se não, não ganhamos essa guerra”, afirmou o coordenador.

O Projeto Meu Bairro Sem Dengue – uma Nova Proposta realizará também palestras nas escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas e informar aos funcionários sobre a necessidade de que atuem no combate ao mosquito transmissor da dengue também dentro das instituições municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …