Programa Raízes Locais realiza esquete teatral sobre violência sexual
Crianças e adolescentes beneficiadas do Programa Raízes Locais realizam esquete teatral na comunidade da Mangueirinha para alertar sobre abuso sexual e exploração sexual Infantojuvenil
Em conscientização a data de 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil – As crianças e adolescentes que participam da oficina de teatro do Programa Raízes Locais, desenvolvido na comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias/RJ, pela Terra dos Homens apresentará a esquete teatral “Um Causo no Sertão – Eu conto ou tu contas?” para a sua comunidade.
A apresentação de 35 minutos mostra a linda amizade de duas adolescentes, Lola e Rebeca que protagoniza a história, que se passa no sertão. Neste o tema abuso e exploração sexual é posto em literatura de cordel, para apresentar de forma lúdica essa realidade. Também serão distribuídos materiais de informativos, como folhetos, cartazes e cartilhas. O elenco é formado por: Giovana Coutinho(13 anos), Isabela Gonçalves(22 anos), Keiti Anne(11 anos), Naara Cristina(12 anos), Nicolas Gonçalves(12 anos), Rafaelle Palma(20 anos), Tháisa Alves(11 anos) e Thayane Meneses(9 anos).
Sobre:
Associação Brasileira Terra dos Homens (Terra dos Homens) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com missão de promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados, investindo na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades.
Fundada em 1996 por Claudia Cabral, psicóloga atuante na área social desde 1977, o seu nascimento é um desdobramento do trabalho iniciado em 1985, quando Claudia atuava como coordenadora do programa de adoção inter-racial tardia da Fondation Terre des hommes, Lausanne/Suíça.
Programa Raízes Locais reúne projetos e ações para o desenvolvimento familiar e comunitário da comunidade da Mangueirinha (6.000 mil habitantes aproximadamente), em Duque de Caxias, na baixada fluminense do Rio de Janeiro. A escolha da Mangueirinha partiu de um levantamento realizado em 2008 pela Terra dos Homens para identificar o principal local de origem de crianças, adolescentes e jovens em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro.
Construído com participação da comunidade, o Programa considera as causas da evasão de crianças, adolescentes e famílias das periferias para os grandes centros urbanos e a origem da violação de direitos a que estas pessoas estão submetidas. Do atendimento psicológico e social para casos críticos de crianças em situação de rua ao estímulo à formação e fortalecimento de grupos para articulação com as esferas governamentais em busca de direitos e cidadania, os principais eixos de trabalho são:
– Psicossocial (Atendimento as crianças e suas famílias);
– Protagonismo Juvenil;
– Geração de Renda;
– Político Comunitário (Mobilização e Incidência Política).
18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lei Federal 9.970/00. A data faz referência ao “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), em que Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, tendo o corpo encontrado desfigurado por ácido seis dias depois do sequestro. Apesar da grande repercussão do caso na época, ninguém foi punido pelo crime.
Agenda:
O que: Esquete teatral “Um Causo no Sertão – Eu conto ou tu contas?”
Quando: 18/05/12, às 16h
Onde: Programa Raízes Locais (Rua Coronel Alberto de Mello, 210 – Fundos, Centenário/D de Caxias)
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …