Home Mesquita Mesquita terá Ecopontos para depósito de entulhos
Mesquita - Notícias - 1 de junho de 2012

Mesquita terá Ecopontos para depósito de entulhos

A Prefeitura de Mesquita participou ontem (31) da assinatura oficial do Protocolo de Intenções para implementação do Plano Regional de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, projeto desenvolvido pelo governo do Estado em parceira com seis prefeituras da Baixada Fluminense: Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo. O plano prevê a construção de locais estratégicos, chamados de “Ecopontos”, que terão como base servir de depósito para que a população despeje, de forma voluntária, entulhos da construção civil e materiais volumosos, como sofás, galhos de árvores, entre outros. O Protocolo de Intenções garante ainda a criação do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos responsável pela fiscalização.   

         O evento foi realizado no Centro Municipal de Eventos de Nilópolis, no bairro Frigorífico, e contou com a participação do secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, prefeitos e secretários de Meio Ambiente das cidades participantes, o coordenador geral do projeto, Victor Zveibil, além de representantes de entidades e ongs ligadas ao Meio Ambiente e reciclagem.

         De acordo com Carlos Minc, ao todo serão construídos 107 Ecopontos, sendo que na primeira etapa apenas 53 serão instalados. Desse total, 12 já estão em processo de licitação e devem ficar prontos até março de 2013. A primeira cidade a receber será São João de Meriti. O valor total do projeto é de R$ 28 milhões, sendo R$ 5 milhões aplicados na primeira etapa. “Essas cidades são pioneiras no Estado a receberem essa iniciativa, que tem como princípio básico a reciclagem, ou seja, os Ecopontos vão transformar o problema do entulho nas ruas em solução, já que as prefeituras poderão aproveitar o material, reciclar e transformá-lo em outros produtos para serem usados em ações corretivas e obras públicas. A realização desse projeto só foi possível graças à integração das prefeituras em pensar verde, em pensar no meio ambiente”, disse Minc.

         A cidade de Mesquita será contemplada com 13 Ecopontos. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Mirian Magalhães, de início serão construídas cinco unidades nos bairros de Cosmorama, Edson Passos, Centro, Santo Elias e Chatuba. “A previsão é que os cinco primeiros Ecopontos fiquem prontos dentro de seis meses. A idéia é acabar de vez com os entulhos nas ruas. Cada morador poderá depositar até 1m3 o que equivale, a mais ou menos, duas carroças. Os carroceiros de Mesquita serão incluídos em um cadastro único e atuarão em parceria com o programa, gerando renda para suas famílias”, afirmou Mirian.

         De acordo com o projeto, os Ecopontos serão subdivididos em cinco setores internos, separados para Coleta Seletiva, sala de funcionários, madeira e podas, concreto e alvenaria e resíduos volumosos e leves. Todo material recolhido será enviado pelas prefeituras a uma das seis redes de triagem e transbordo que serão construídas em pontos estratégicos em cada município. O projeto será enviado na próxima semana para as Câmaras de Vereadores das cidades participantes para aprovação.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …