Home Nilópolis Detro apreende 49 e multa 104 ônibus no Rio e na Baixada
Nilópolis - Notícias - Nova Iguaçu - 5 de junho de 2012

Detro apreende 49 e multa 104 ônibus no Rio e na Baixada

Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estiveram, na manhã desta terça-feira, em vários terminais rodoviários do estado na ação “Legal tem que ser Legal”, que verifica as condições da frota intermunicipal de ônibus. Durante a fiscalização, houve 49 ônibus apreendidos e 104 infrações aplicadas. Em paralelo, foi realizada ação de combate aos irregulares, com 14 apreensões em sete municípios.

Entre os irregulares, na Região Metropolitana, no município de Niterói, duas kombis foram encaminhadas ao depósito público; em São Gonçalo, duas vans; em Nova Iguaçu, duas kombis; e em Seropédica, uma Kombi e uma van. No Interior, as apreensões aconteceram em Maricá, onde uma Kombi, duas vans e um particular flagrado em lotada foram apreendidos; em Magé, com uma Kombi levada para o depósito público e, em Araruama, na Região dos Lagos, mais um particular acabou recolhido.

Na operação “Legal tem que ser Legal”, foram 49 apreensões e 104 autuações aplicadas em veículos de 28 empresas, em 17 terminais. No Rio, no Terminal Menezes Cortez, a Evanil teve um ônibus recolhido por vidro trincado e a Mageli outro sem CRLV, enquanto a Limousine Carioca recebeu duas autuações por roleta inadequada.

Na Praça XV, foram recolhidos um ônibus da Evanil por CRLV e selo atrasados o qual também foi autuado por dupla função sem autorização; um da Rio Ita por alteração das características, empresa que também teve três infrações por dupla função e duas outras por roleta inadequada e um da Viação Jurema foi infracionado por roleta inadequada.

No Terminal Américo Fontenelle (Central), cinco ônibus foram retirados de circulação, sendo um da Caravelle por estar sem registro no Detro; um da Trel por selo vencido; um da Reginas e outro da Master por iluminação inoperante; um da Transmil sem CRLV e selo vencido. Também ali, a empresa Jurema teve um veículo infracionado por falta de cobrador. Na Pavuna, houve dois ônibus recolhidos da Viação São José, um por rampa inoperante, CRLV e selo vencidos e outro por rampa inoperante e pneus lisos.

Em Niterói, no Terminal João Goulart, cinco ônibus foram mandados para as garagens das empresas, sendo um da Viação Estrela, um da Rio Minho e outro da Nossa Senhora do Amparo por iluminação inoperante, um da Rio Ita por lanterna e farol inoperantes e um da Fagundes por limpador de para-brisa inoperante.

No município de São Gonçalo, no Terminal do Alcântara, a Fagundes teve três ônibus apreendidos, um por documento atrasado, outro por trafegar apenas com a xerox do documento e um por iluminação inoperante; enquanto da Viação Mauá foram recolhidos mais três, um por pneus lisos, outro por alteração das características e o terceiro por iluminação inoperante.

Na Baixada Fluminense, houve registro de ônibus apreendidos no Terminal de Nilópolis, onde três veículos da Transmil foram recolhidos por selo vencido, além de um multado por falta de cobrador. Em Nova Iguaçu, um ônibus da Flores foi recolhido por estar sem selo; um da Expresso Mangaratiba foi recolhido por CRLV atrasado, empresa que teve mais duas infrações, uma por rampa inoperante e outra por roleta; e a Rio Minho acabou com um veículo autuado por roleta inadequada.

No Norte do estado, em Campos dos Goytacazes, foram apreendidos três carros sem selo e dois sem CAT além de infracionados dois veículos por atraso superior a 10 minutos, três sem ar-condicionado e um por descumprimento do quadro de horários, todos da Viação 1001. Foram autuados, ainda, um veículo da Brasil por atraso, um da Campostur por manter o motor ligado estacionado e três da Rogil, um por atraso, um por motor ligado no terminal e outro por descumprir o quadro de horários.

Em Itaperuna, a São Cristóvão teve um ônibus recolhido por falta de documento e outro autuado por atraso, mesmo motivo para infração de três ônibus da 1001 e um da Brasil. E, em Bom Jesus do Itabapoana, dois veículos da 1001 foram infracionados por atraso. Em Macaé, um ônibus da 1001 foi mandado para a garagem por limpador de para-brisa inoperante assim como outro da São Cristóvão. Ainda neste terminal, foram infracionados um veículo da Macabu e um da Macaense por atraso, além de seis ônibus da 1001 por falta da placa com o valor tarifário, atraso e má conservação.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, cinco ônibus da 1001 apresentaram irregularidades e acabaram apreendidos, sendo três por farol inoperante, um por limpador de para-brisa inoperante e mais um sem CAT e com o selo vencido. No Sul Fluminense, em Angra dos Reis, três carros da Viação Costa Verde foram impedidos de circular, sendo dois por má conservação e o terceiro por selo vencido, além de outro veículo infracionado por dedetização vencida. Em Paraty, houve a apreensão de cinco ônibus da Colitur, sendo três por selo vencido e dois por falta de CRLV.

Em Volta Redonda, um veículo da São João Batista foi recolhido por má conservação, enquanto em Barra do Piraí, um carro da Nossa Senhora Aparecida foi apreendido por estar sem CRLV e outro da Progressoacabou infracionado por trafegar sem quadro de tarifa.

O Detro segue com as ações diárias contra o transporte irregular de passageiros no estado, a fim de garantir a qualidade nos serviços e a segurança da população. Os usuários podem denunciar através da Ouvidoria do órgão, pelo telefone: (21) 2332-9535 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …