Guia Passeio para Todos sugere mobilidade para qualquer cidadão
Construtores, engenheiros e arquitetos que desejam construir ou reformar em Nova Iguaçu, já contam com o guia de acessibilidade urbana “Passeio para Todos”. O documento sugere que todas as calçadas sejam feitas de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e foi elaborado por um time formado por técnicos especialistas para reger novas construções e reformas que vierem a ser realizadas no município.
A cartilha faz parte do projeto ‘Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível’, desenvolvido em parceria com a Representação Regional da Firjan/Cirj Baixada Fluminense Área I e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). “É mais um passo na promoção e na difusão da igualdade. O objetivo é que este guia se transforme em legislação”, frisou Daniela Cardoso, secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O documento, que começou a ser produzido em 2011, reúne uma série de diretrizes para o desenvolvimento de uma cidade acessível, com propostas de mobilidade para qualquer cidadão nos espaços públicos.
O guia de acessibilidade urbana “Passeio para Todos” pode ser adquirido na Secretaria Municipal da Cidade (Semcid) e na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef). Ambas ficam localizadas na sede da Prefeitura (Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro) e funcionam de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h. Mais informações pelo telefone 2667-7649 ou pelo email semdpdef.ni@gmail.com.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …