Home Duque de Caxias Caxias apresenta Plano de Contingência para enchentes
Duque de Caxias - Notícias - 2 de novembro de 2012

Caxias apresenta Plano de Contingência para enchentes

A Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias divulgou nesta semana o Plano de Contingência elaborado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para enchentes e deslizamentos. Em caso de inundações poderão ser mobilizados 37 instituições, entre órgãos estaduais e municipais, concessionárias de serviços públicos e clubes de serviço.

 

“O Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos e dos voluntários cadastrados nas áreas de risco na resposta a emergências e desastres naturais. Nele estão acertadas ações de socorro, ajuda humanitária e recomposição dos locais afetados”, destaca o secretário Francisco Alves Neto.

 

O município de Duque de Caxias passou por situações graves nos períodos de chuva forte, principalmente nos bairros e comunidades do segundo distrito. A região sofre há décadas com crescente urbanização que trouxe muitos problemas de infraestrutura urbana. “A ocupação desordenada é uma das principais causas de enchentes, não só em Duque de Caxias como em todas as cidades da Baixada Fluminense. O problema com inundações requer uma ação conjunta do poder público e da sociedade”, explica o documento encaminhado pela Defesa Civil local a todos os envolvidos.

 

O Plano Municipal de Redução de Riscos está sendo elaborado pela empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais e deverá estar concluído até março do ano que vem. Para sua elaboração, o geólogo responsável, Oswaldo Yujiro, conta com informações do relatório de mapeamento elaborado pelo Serviço de Geologia do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM) com ajuda da Defesa Civil de Duque de Caxias.

 

“Nesse mapeamento foram identificadas 98 áreas de risco eminente que podem atingir 680 imóveis, afetando diretamente 2.680 pessoas. No plano municipal estão sendo preparadas intervenções e ações para impedir e minimizar a ocupação de áreas de riscos em morros e junto a barreiras e margens de rios e canais. O plano prevê a instalação de sistemas de monitoramento de áreas de risco de enchentes”, alerta o diretor da Defesa Civil Luís Claudio Menezes. Segundo ele, de novembro a março são registradas chuvas fortes que podem causar enchentes devido ao transbordamento de rios e canais e deslizamentos de terra em encostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Eleições 2020

Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …