Prefeito de Duque de Caxias decreta estado de emergência em Xerém
O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, decretou no início da tarde desta quinta-feira (3/1), estado de Emergência no distrito de Xerém. A medida foi tomada após o temporal que caiu naquela região durante a madrugada, e deixou cerca de mil pessoas desalojadas e um morto ainda não identificado. Estão desaparecidos ainda oito pessoas, sendo cinco de uma mesma família. O governador do Estado, Sérgio Cabral , e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, percorrem a localidade nesta sexta-feira para definir formas de ajudar as vítimas e as obras que serão necessárias .
Segundo o prefeito Alexandre Cardoso o lixo acumulado na região ajudou a aumentar o problema. Além dos material que desceu a serra com a enxurrada, o lixo nas ruas da região bloqueou a passagem das águas que sem ter para onde correr se espalharam pelos bairros Café Torrado, Pocilga e Pedreira, entre os mais afetados da região.
Segundo a Defesa Civil municipal foram 215 milímetros de chuvas que caíram naquela região em apenas 24 horas. O volume corresponde a um mês de chuva. As comunidades mais afetadas foram Café Torrado, Pedreira e Pocilga. Até meio dia 150 moradores estavam abrigados na igreja Metodista Wesleyana, e no prédio da Faetec, na Praça da Mantiquira. Por volta das 13h, 35 moradores da haviam retornado para suas casas.
O primeiro levantamento constatou que dezenas de casas foram invadidas pelas águas, principalmente as construídas na beira dos rios e córregos. Uma ponte foi parcialmente destruída pela enxurrada e será reparada pela prefeitura que está dando toda assistência necessária às famílias. A Secretaria de Assistência Social e Recursos Humanos está recebendo em sua sede, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1.618, bairro 25 de agosto, doações de produtos de limpeza e higiene e alimentos não perecíveis.
O telefone da Defesa Civil de Duque de Caxias é: 0800-0230199
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …