Queimados recebe neste Domingo a 2ª edição do Festival de Pipas
“dibicar”, “rabióla” “cabresto” “dar rasante” “aparar” “cortar” “dar linha” “tentiar” se você não conhece essas gírias, se prepare para ouvi-las em Queimados no próximo domingo. Elas vão invadir o céu de Queimados trazendo junto cores, formas e linhas. É que a cidade vai receber a segunda edição do festival de pipas, que atraiu, só no ano passado, mais de 1000 pipeiros que coloriram o céu em busca dos prêmios a serem distribuídos. O evento começa a partir das 9h da manhã e vai até às 16h na Vila Olímpica da cidade. As inscrições podem ser feitas no mesmo dia, a partir das 10h. O concurso começa efetivamente às 13h. Ás 14h será a premiação do Ranking Carioca que vai contar com participações internacionais e às 15h a premiação geral do 2º Festival de Pipas de Queimados. A inscrição é gratuita e a única exigência é que os competidores não utilizem o cerol ou a linha chilena, materiais altamente perigosos para a vida humana e que podem desclassificar o candidato. A ação é uma parceria entre as secretarias de educação e de esporte e lazer.
O objetivo do festival é reunir gerações de pais e filhos na prática deste brinquedo milenar e conscientizar os pipeiros dos perigos em usar linhas altamente cortantes na atividade. Durante todo o dia acontecerá oficinas de confecção de pipas e distribuição de rabiolas, confecção de bijuterias, recreação e pintura facial para a criançada, oficinas de beleza, além do concurso de pipas dividido em cinco categorias: Beleza, Originalidade, Centopeia (dragão), Maranhão vazada e Raia vazada.
Carlos Eduardo Ramos, um dos organizadores do evento, conta quais são os premis desta edição. “O primeiro lugar nas categorias Beleza, Originalidade e Centopéia vão receber uma pipa Parapente, objeto de cobiça dos pipeiros, 2º lugar uma pipa Asa Delta e o 3º um ventilador. As categorias Raia Vazada e Maranhão Vazada irão premiar do 1º ao 3º com uma cafeteira ou 1 Grill”, conta Carlos. Além das premiações tradicionais, a pipa que tiver maior destaque entre todas as categorias vai ganhar uma bicicleta.
Para a Secretária de Educação, Miriam Motta, o evento é importante para a conscientização das crianças dos perigos do brinquedo. “As crianças adoram soltar pipa, mas é preciso cuidados para fazê-lo, já que o uso de cerol e outras substâncias para tornar a linha mais cortante, pode ser perigoso para quem brinca e para pessoas estejam passando por perto. Queremos incentivar a brincadeira da forma correta, para que o participante consiga cortar o maior número de pipas somente com a habilidade, sem o uso de cerol”, conta Miriam. O evento é a oportunidade de unir as famílias para recreação.
Serviço:
Para participar do 2º Festival de Pipas de Queimados, os interessados podem ir à Vila Olímpica e fazer a inscrição no próprio dia do evento, a partir das 10h. A entrada é franca e a única regra para se inscrever é não utilizar cerol.
Programação:
09h Oficinas de pipas, oficinas de Bijouterias, oficinas de pintura facial e distribuição de pipas, linhas e rabiolas
10h Inscrições para o festival de Pipas
13h Início do concurso
14h Premiação do Ranking Carioca
15h Premiação do Festival de Pipas de Queimados.
Eleições 2020
Acompanhe as eleições 2020 aqui no Portal Baixada On …